Repository logo
 
Publication

Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.contributor.authorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.date.accessioned2020-06-04T16:10:16Z
dc.date.available2020-06-04T16:10:16Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractA evolução das tecnologias e das redes de comunicação tem provocado mudanças acentuadas na sociedade, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem. Mas ninguém, nem mesmo os professores que já adotavam ambientes online nas suas práticas, imaginava que seria necessária uma mudança tão rápida e emergencial, de forma quase obrigatória, devido à expansão do coronavírus. Na realidade, com a chegada abrupta do vírus, as instituições educativas e os professores foram forçados a adotar práticas de ensino a distância, práticas de ensino remoto de emergência, muito diferentes das práticas de uma educação digital em rede de qualidade. Tendo, pois, em consideração esse cenário, o objetivo deste texto é apresentar, resumidamente, os princípios básicos para o design de um ambiente online, relacionado à organização, seleção de recursos, preparação e avaliação de e-atividades de aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractThe evolutionof technologies and communication networks have brought changes in society, driving the birth of new paradigms, models, educational communication processes and new teaching and learning scenarios. But no one, not even teachers who already adopted online environments in their practices, imagined that such a rapid and emergency change would be necessary, almost mandatory, due to the expansion of the coronavirus. In fact, with the abrupt arrival of the virus, educational institutions and teachers were forced to adopt distance learning practices, emergency remote teaching practices, very different from the practices of a quality digital education. Therefore, the goal of this paper is to present, in a resume way, the basic principles for the design of an online environment, whether with regard to its organization, communication, selection of resources, preparation and evaluation of e-learning activities.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMoreira, J. A., Henriques, S., Barros, D. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, 34, 351-364pt_PT
dc.identifier.doi10.5585/Dialogia.N34.17123pt_PT
dc.identifier.issn1983-9294
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9756
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Nove de Julho (UNINOVE)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=17123pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação digitalpt_PT
dc.subjectTecnologias digitaispt_PT
dc.subjectEnsino onlinept_PT
dc.subjectDigital educationpt_PT
dc.subjectDigital technologiespt_PT
dc.subjectOnline teachingpt_PT
dc.titleTransitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemiapt_PT
dc.title.alternativeMoving from emergency remote teaching to digital education in times of pandemicpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulo, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage364pt_PT
oaire.citation.startPage351pt_PT
oaire.citation.titleDialogiapt_PT
person.familyNameMoreira
person.familyNameHenriques
person.familyNameBarros
person.givenNameJ. António
person.givenNameSusana
person.givenNameDaniela Melaré Vieira
person.identifier1730761
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.ciencia-id6411-F538-EA4A
person.identifier.ciencia-id2511-BF94-D07F
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.orcid0000-0002-7506-1401
person.identifier.orcid0000-0002-1412-2231
person.identifier.scopus-author-id54420026300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9
relation.isAuthorOfPublication8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2020_Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia.pdf
Size:
678.57 KB
Format:
Adobe Portable Document Format