Repository logo
 
Publication

O jogo dos outros: percepções sobre a experiência e performance de jgadores com os jogos da franquia The Last of Us

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.authorBrandão, Gustavo de Oliveira
dc.contributor.authorCardoso Filho, Jorge Luiz Cunha
dc.date.accessioned2025-02-10T18:32:17Z
dc.date.available2025-02-10T18:32:17Z
dc.date.issued2024-08
dc.description.abstractO presente artigo investiga as formas de interação com jogos digitais a partir dos contextos culturais e socioeconômicos dos jogadores, tomando como estudo a franquia The Last of Us. A análise foca em como jogadores de dois territórios distintos, agenciam suas experiências e interações com o jogo, influenciados por suas realidades sociais e subjetivas. Amparados pelo conceito de Poética da Relação, de Édouard Glissant, examinamos como essas experiências moldam as performances e decisões dos jogadores. A pesquisa compara dois perfis de jogadores: um jogador casual de um contexto periférico, do Sul Global, e um grupo de jogadores do Norte Global, cujas percepções foram analisadas por meio do Metacritic. O artigo destaca, assim, as diferenças e semelhanças entre esses modos de experiência e performance, considerando as especificidades das corporalidades e territorialidades envolvidas.por
dc.description.abstractThis article investigates forms of interaction with digital games through the cultural and socioeconomic contexts of players, using The Last of Us franchise as a case study. The analysis focuses on how players from two distinct territories engage and interact with the game, influenced by their social and subjective realities. Supported by Édouard Glissant's concept of Poetics of Relation, we examine how these experiences shape players' performances and decisions. The research compares two player profiles: a casual player from a peripheral context in the Global South and a group of players from the Global North, whose perceptions were analyzed through Metacritic. The article thus highlights differences and similarities in these modes of experience and performance, considering the specificities of the corporeality and territorialities involved.eng
dc.identifier.doi10.34627/redvol7iss2e202431
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19506
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade Aberta. LE@D
dc.relation.hasversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/37737
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectPoética da relação
dc.subjectThe Last of Us
dc.subjectJogos digitais
dc.subjectPoetics of relation
dc.subjectGames
dc.titleO jogo dos outros: percepções sobre a experiência e performance de jgadores com os jogos da franquia The Last of Uspor
dc.titleThe game of others: players' perceptions of the experience and performance of games in The Last of Us franchiseeng
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue2
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e eLearning
oaire.citation.volume7
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
37737-Texto do Trabalho-176421-1-10-20241202.pdf
Size:
813.26 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
8 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: