Repository logo
 
Publication

Wikis, educação & investigação: um percurso em rede rumo à wikiliteracia

dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.contributor.authorPinto, João
dc.contributor.authorGamez, Luciano
dc.contributor.authorMota, Eduarda Ribeiro
dc.contributor.authorFerreira da Cruz, Ana Carolina
dc.date.accessioned2024-06-14T15:12:46Z
dc.date.available2024-06-14T15:12:46Z
dc.date.issued2024
dc.descriptionProdução científica Integrada no âmbito da Rede Académica Internacional WEIWER®, UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta.pt_PT
dc.description.abstractA Wikipédia enquanto objeto de estudo e enquanto estratégia pedagógica tem vindo a fazer parte da agenda de investigação em vários pontos do globo. No território nacional português, destacamos o percurso iniciado por uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento de uma universidade pública em Portugal, porquanto tem promovido estudos nesse âmbito, em diferentes contextos, incluindo geográficos, nos diversos níveis de ensino, nomeadamente por meio da atuação da Rede Académica Internacional WEIWER®. Desde 2018, tem vindo, portanto, oficialmente a assumir aquele ecossistema simultaneamente como objeto de estudo e como estratégia pedagógica no âmbito da educação aberta e em rede. Neste texto, no qual se pretende apresentar a referida Rede e disseminar o respetivo trabalho, consideram-se problemáticas e finalidades que persegue; depois, procede-se a uma breve revisitação dos referenciais teóricos que a enquadram; e, por fim, explicitam-se dados relativos quer à equipa, quer às atividades realizadas, entre 2019 e 2022, de que se exemplificam, em particular, a par de eventos, nacionais e internacionais, evidências da produção científica, ilustrada, designadamente, por publicações de natureza distinta. Os resultados das iniciativas concretizadas pela Rede, com enfoque na formação, docente e discente, e na integração curricular da Wikipédia, que corporiza uma Prática Educacional Aberta, reflete o potencial pedagógico daquela tecnologia educacional em rede, produto da Web 2.0, e, em geral, do ecossistema da Fundação Wikimedia, para a aquisição e o desenvolvimento de literacias, a saber a literacia digital e a literacia da informação, a que acrescem outras, sobretudo associadas aos Wikis, no sentido de possibilitarem os denominados ambientes de aprendizagem Wiki, especificamente a Wikiliteracy. Em suma, as ações da Rede têm permitido (re)pensar e (re)desenhar recursos, práticas, currículos e políticas, com impactos na vivência de indivíduos e coletivos, visíveis, entre outros, na (re)configuração de caminhos e espaços de educação e formação que exploram e (re)constroem.pt_PT
dc.description.abstractWikipedia as an object of study and as a pedagogical strategy has been taking part of the research agenda in various parts of the world. In the Portuguese national territory, we highlight thepath initiatedby a Research and Development Unit of a public university in Portugal, as it has promoted studies on that topic, in different contexts, including geographically, at different levels of education, namely through the WEIWER® International Academic Network. Since 2018, it has, therefore, officially taken on that ecosystem simultaneously as an object of study and as a pedagogical strategy within the scope of open and networked education. In this text, which aims to present the aforementioned Network and disseminate its work, the problems and purposes it pursues are considered; then, we proceed to a brief revisitation of its theoretical frameworks; and, finally, data relating to both the team and the activities carried out between 2019 and 2022 are described, for instance, publications of a different nature along with national and international events, evidencing its scientific production. The results of the initiatives carried out by the Network, focusing on teachers and students’ training and the curricular integration of Wikipedia, which embodies an Open Educational Practice, reflect the pedagogical potential of that networked educational technology, a product of the Web 2.0, and, in general, of the Wikimedia ecosystem, for the acquisition and development of literacies, namely digital literacy and information literacy, to which others are added, mainly associated with Wikis, in order to enable the so-called Wiki learning environments, specifically Wikiliteracy. In short, the actions of the Network have allowed us to (re)think and (re)design resources, practices, curricula and policies, with impacts on the experiences of individuals and collectives, visible, among others, in the (re)configuration of paths and spaces that they explore and (re)create.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCardoso, T. M. L.; Pestana, F.; Pinto, J.; Gamez, L.; Mota, E. & Crus, A. C. (2024). Wikis, Educação & Investigação: um Percurso em Rede Rumo à Wikiliteracia. In A. J. Osório, M. J. Gomes, A. Ramos, & A. L. Valente (Eds.), Challenges 2024: Espaços e Caminhos OnLife (1.ª ed., pp. 517-527). Universidade do Minho. Centro de Competência.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-53959-1-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16127
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competênciapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.nonio.uminho.pt/challenges/atas-2/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectRede Académica Internacional WEIWER®pt_PT
dc.subjectEcossistema wikimediapt_PT
dc.subjectEducação aberta e em redept_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectWikiliteraciapt_PT
dc.subjectWEIWER® International Academic Networkpt_PT
dc.subjectWikimedia ecosystempt_PT
dc.subjectOpen and networked educationpt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectWikiliteracypt_PT
dc.titleWikis, educação & investigação: um percurso em rede rumo à wikiliteraciapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage527pt_PT
oaire.citation.startPage517pt_PT
oaire.citation.titleChallenges 2024: Espaços e Caminhos OnLifept_PT
person.familyNameCardoso
person.familyNamePestana
person.familyNamePinto
person.familyNameGamez
person.familyNameRibeiro Mota
person.familyNameCruz
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.givenNameFilomena
person.givenNameJoão
person.givenNameLuciano
person.givenNameEduarda
person.givenNameAna Carolina Ferreira da
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.ciencia-id7411-0E45-B572
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.orcid0000-0002-8161-2513
person.identifier.orcid0000-0002-0796-668X
person.identifier.orcid0000-0002-8746-470X
person.identifier.orcid0000-0001-7983-8655
person.identifier.ridV-3323-2018
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublicationc762367a-b4a3-41d1-887f-3a12ee8544be
relation.isAuthorOfPublicationd78286fb-bb79-4aa7-ac36-1e270e3e881f
relation.isAuthorOfPublicatione1e61ed7-cfc4-401e-a0ac-a3dc46666896
relation.isAuthorOfPublication6f4725f1-e73d-43f9-9f5d-776acc6796c5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc762367a-b4a3-41d1-887f-3a12ee8544be

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
WEIWER-Challenges2024.pdf
Size:
290.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: