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Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo tem como objetivo analisar a importância da utilização das tecnologias digitais nas séries iniciais do Ensino Fundamental, os efeitos e as possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Brasileira prevê o aumento progressivo da jornada escolar para o regime de Tempo Integral. A ampliação do tempo de estudo na escola proporcionou um espaço de pesquisa sobre o uso da tecnologia no processo ensino e aprendizagem. Isso aconteceu pela proposta de desenvolvimento de oficinas de trabalho com os alunos e dentre elas uma específica de tecnologias. Portanto, a investigação realizada sob abordagem qualitativa e quantitativa com o uso de questionário semi-estruturado, nos possibilitou destacar os elementos positivos do trabalho desenvolvido pela oficina de informática no processo de ensino e aprendizagem.
Description
Keywords
Informática educativa Ensino e aprendizagem Escola de tempo integral Proposta pedagógica
Pedagogical Context
Citation
Santos, Gláucia Maria da Costa; Barros, Daniela Melaré Vieira - Escola do tempo integral : a informática como princípio educativo. "Revista Iberoamericana de Educación" [Em linha]. ISSN 1022-6508 (Print) 1681-5653 (Online). Nº 46/8 (2008), p. 1-20