Publication
Requisitos de um agente inteligente de apoio ao ensino-aprendizagem on-line: modelo Wizard User
dc.contributor.author | Ferrão, Eduardo | |
dc.contributor.author | Bidarra, José | |
dc.contributor.author | Rocio, Vitor | |
dc.date.accessioned | 2021-10-07T14:00:02Z | |
dc.date.available | 2021-10-07T14:00:02Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | O cenário atual apresenta, cotidianamente, novas ferramentas tecnológicas, que auxiliam e que permitem dar maior significado ao processo educacional. Nesse contexto, destacamos, principalmente, as tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA), que são capazes de interpretar, estruturar e cruzar dados, gerando predições com as informações analisadas, podendo, ainda, realizar inferências automáticas e interação com os usuários. Diante da existência de poderosos recursos tecnológicos e a massificação de cursos on-line, podemos afirmar que as ferramentas de acompanhamento evolutivo dos participantes, a interação e as metodologias educacionais tornam-se fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Esse artigo tem o objetivo de nortear a especificação de requisitos do modelo tecnológico, que visa ao auxílio no processo de ensino-aprendizado em curso on-line. Essa investigação utilizou-se de entrevistas e inquéritos com gestores e alunos de universidades brasileiras, para identificar como a IA, aliada a outras tecnologias, poderia auxiliar o processo de ensino-aprendizado, além de proporcionar, aos gestores e professores (mediadores pedagógicos), mais informações operacionais, táticas e estratégicas, nas tomadas de decisão acadêmica. Por último, ratificou-se que, nas instituições analisadas, ainda, não existe o uso da IA e, também, há uma carência de tecnologias emergentes, que possibilitariam automatizar atividades operativas realizadas pelos professores. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Ferrão, E., Bidarra, J., & Rocio, V. (2021). Requisitos de um Agente Inteligente de Apoio ao Ensino-Aprendizagem On-Line: Modelo Wizard User. International Journal of Development Research, 11(6). DOI: https://doi.org/10.37118/ijdr.22117.06.2021. | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.37118/ijdr.22117.06.2021 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2230-9926 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/11234 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_PT |
dc.subject | Cursos online | pt_PT |
dc.subject | Análise de requisitos | pt_PT |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.title | Requisitos de um agente inteligente de apoio ao ensino-aprendizagem on-line: modelo Wizard User | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Brasil | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 47569 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 11 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 47564 | pt_PT |
oaire.citation.title | International Journal of Development Research | pt_PT |
oaire.citation.volume | 6 | pt_PT |
person.familyName | Bidarra | |
person.familyName | Rocio | |
person.givenName | José | |
person.givenName | Vitor | |
person.identifier | M-9115-2013 | |
person.identifier | R-000-HKF | |
person.identifier.ciencia-id | 1B13-3753-EC0A | |
person.identifier.ciencia-id | 0418-C5A8-59E2 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2082-5996 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3314-898X | |
person.identifier.scopus-author-id | 6505859253 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 9eadf6dc-1afb-4c1c-9c3d-2e46e56df529 | |
relation.isAuthorOfPublication | 7cab4248-456c-46bf-a1cf-bbd212928171 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9eadf6dc-1afb-4c1c-9c3d-2e46e56df529 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1