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Permanência dos estudantes no ensino superior a distância: perfil académico dos estudantes da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta

dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.date.accessioned2018-04-18T14:05:30Z
dc.date.available2018-04-18T14:05:30Z
dc.date.issued2018-03
dc.description.abstractO ensino superior a distância tem vindo a assumir um papel relevante, nomeadamente pelo papel que desempenha na sua democratização, sendo reconhecido, de modo crescente, como uma opção válida (Almeida, Marinho-Araújo, Amaral & Dias, 2012; Araújo, 2013). Uma das vantagens que comporta é possibilidade de atingir públicos não-convencionais do ensino superior – incluindo diversas minorias que tendem a estar sub-representadas neste nível de ensino (Marshall, 2016). No entanto, uma barreira ao papel democratizador desta modalidade de ensino prende-se com os níveis relativamente elevados de abandono que a têm caracterizado. Nesse sentido, o estudo da permanência dos estudantes no ensino superior a distância assumese como um elemento chave para o sucesso deste nível de ensino, procurando-se deslocar o foco da prevenção, para a promoção intencional dos fatores que podem levar os estudantes a permanecer (Araújo, 2013; Fiúza & Sarriera, 2013; Freitas, 2009). É nesse contexto que se situa o projeto PEESaD: Permanência dos Estudantes no Ensino Superior a Distância. Neste capítulo, apresenta-se brevemente o conceito de permanência no ensino superior, com destaque para a sua dimensão académica (Goulão, Seabra, Barros, Henriques & Cardoso, 2016)2 e apresentam-se resultados de um estudo piloto. Com base em dados obtidos recorrendo a um questionário online, apresenta-se uma caracterização em termos sociodemográficos e académicos de estudantes permanentes da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta. Essa caracterização pretende orientar a reflexão institucional no sentido da promoção da permanência dos estudantes no ensino superior a distância. Os resultados evidenciam uma população não-convencional, composta essencialmente por adultos, trabalhadores e com responsabilidades familiares, com predomínio de estudantes mulheres. No entanto, o número de estudantes estrangeiros, (e)migrantes, e residentes em zonas menos servidas por ofertas presenciais ao nível do ensino superior não foi elevado, na amostra recolhida. Em termos académicos, constata-se a existência de longos hiatos entre a frequência de formação anterior e a frequência atual de uma licenciatura. O acesso no ensino superior dá-se sobretudo através de uma oferta direcionada especificamente para a população adulta (Maiores de 23) e a escolha da Universidade Aberta prende-se essencialmente com a flexibilidade temporal que o e-learning permite. Os estudantes permanentes não revelam percursos necessariamente lineares e correspondentes ao tempo previsto para conclusão da licenciatura. Por outro lado, o sucesso é relativamente elevado, assim como o sentimento de apoio por parte dos diversos intervenientes da comunidade académica. O curso é entendido como útil e propiciador de impactos ao nível profissional, e o seu nível de dificuldade é entendido como adequado. Uma área que merece ser alvo de uma intervenção intencional prende-se com o sentimento de pertença à universidade e integração académica, que supõe desafios específicos dadas as características dos estudantes.pt_PT
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.pt_PT
dc.description.sponsorshipUID/CED/1661/2013
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSeabra, Filipa - Permanência dos estudantes no ensino superior a distância: perfil académico dos estudantes da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta. In Morgado, José Carlos [et al.], org. - "Currículo, formação e internacionalização [Em linha]: desafios contemporâneos". Braga: Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação. ISBN: 978-989-8525-57-4. p. 182-196pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8525-57-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7271
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educaçãopt_PT
dc.relationCentro de Investigação em Educação
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPermanênciapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectEducação a distânciapt_PT
dc.titlePermanência dos estudantes no ensino superior a distância: perfil académico dos estudantes da Licenciatura em Educação da Universidade Abertapt_PT
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oaire.awardTitleCentro de Investigação em Educação
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F1661%2F2016/PT
oaire.citation.endPage196pt_PT
oaire.citation.startPage182pt_PT
oaire.citation.titleCurrículo, Formação e Internacionalização: desafios contemporâneospt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameSeabra
person.givenNameFilipa
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.scopus-author-id57210809988
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
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