Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
02_Editorial.pdf627.74 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

Se a modernidade é marcada pela crise a todos os níveis, incluindo o das identidades, crise especialmente perscrutada desde as guerras mundiais, a atualidade veio, agora, repor a problemática da guerra e da emergência dos radicalismos que, anunciando despotismos políticos, chegam a beirar o terrorismo. É, pois, oportuno revisitar o modo como a Literatura, em particular, e como a Arte, em geral, se têm relacionado com esses fenómenos, em especial, com o do exercício autoritário do poder: na sua inscrição cultural, como os refere, clara ou dissimuladamente, denunciando ou compactuando, revolucionando, representando, (contra)propondo… Daí o dossiê deste nono numero, «Representações do autoritarismo na literatura portuguesa e brasileira», coordenado e apresentado por Annabela Rita e Zuzana Burianová, dedicado ao tema nas literaturas lusófonas.

Descrição

Palavras-chave

Editorial

Contexto Educativo

Citação

Rita, Annabela; Franco, José Eduardo; Martuscelli, Tania - Editoral. "e-LCV" [Em linha]. ISSN 2184-4097. Nº 9 (julho-dez. de 2022), p. 5-7

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG/UAb) | Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA) | Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes)

Licença CC

Métricas Alternativas