Repository logo
 
Publication

Formação aberta e online, redes sociais e inclusão digital : o projeto Reviver na Rede

datacite.subject.fosCiências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.contributor.authorPinto, João
dc.date.accessioned2018-01-18T15:52:33Z
dc.date.available2018-01-18T15:52:33Z
dc.date.issued2017-05-03
dc.date.submitted2018-01-18
dc.description.abstractVivemos um novo paradigma social, onde a informação circula intensamente através de redes mediadas pela tecnologia. A nossa participação nestas redes determina o acesso ao conhecimento e à reconfiguração de processos relacionais, o que traz grandes desafios, mas também oportunidades de aprender e evoluir, para melhor respondermos às nossas necessidades pessoais ou profissionais. Assim, utilizar as redes sociais digitais, como o Fa-cebook, confere-nos poder no acesso ao conhecimento e integra-nos numa cultura partici-patória online. Neste contexto, é essencial considerar novos caminhos para as aprendiza-gens, diferentes e inovadores, que respondam às necessidades mais imediatas dos indiví-duos, nomeadamente a sua empregabilidade. O projeto REviver na Rede materializa-se numa plataforma online de apoio à utilização do Facebook para promover a socialização, a integração social e a empregabilidade de desem-pregados e reforçar as novas formas de procura ativa de emprego. A sua missão é disponi-bilizar orientações para os desempregados utilizarem o Facebook de forma a construírem uma presença online vantajosa, melhorando a sua empregabilidade. Procurámos enquadrar o projeto, de âmbito educacional e social, numa estratégia de su-peração do desemprego que, muitas vezes, origina um distanciamento dos indivíduos face às suas redes de sociabilidade, podendo assumir contornos de isolamento e exclusão social, o que dificulta a procura ativa de emprego e o grau de empregabilidade. Dos resultados obtidos, destacamos a forte envolvência do público-alvo com o projeto, o facto de muitos terem conseguido um emprego na sequência das interações realizadas, a alteração de algumas práticas na utilização das redes sociais e os muitos testemunhos, so-bre a pertinência dos conteúdos disponibilizados. Concluímos que o Facebook é uma ferramenta válida para a integração, socialização e pro-cura ativa de emprego, ajudando a melhorar a empregabilidade. Mas também constatámos que são necessários novos conteúdos e metodologias educacionais que promovam dife-rentes tipos de aprendizagens ao longo da vida, sobretudo, através dos novos meios de difusão, como são as redes sociais digitais.pt_PT
dc.description.abstractWe witness a new social paradigm, where information flows intensely through networks mediated by technology. Our participation in these networks determines the access to knowledge and the reconfig-uration of relational processes. This represents great challenges, but also opportunities to learn and evolve, to better respond to our personal and professional needs. Thus, using digital social networks, as Facebook, gives us power to access knowledge and to be on an online participatory culture. In this context, it is essential to consider new and innovative ways of learning that respond to the utmost immediate needs of the individuals, namely their employability. The project “REviver na Rede” includes an online platform to support the use of Facebook to promote socialization, social integration and employability of the unemployed, and to strengthen new ways of active job search. Its mission is to provide guidance to unemployed users on Facebook in order to build an advantageous online presence, improving their em-ployability. We have tried to frame the project, on its educational and social dimension, on a strategy of overcoming unemployment, which often distances individuals from their networks of sociability, and can assume forms of isolation and social exclusion that hamper active job search and employability. From the results obtained, we highlight a strong involvement of the target public in the project, and the fact that some have obtained a job following the interactions carried out, as well as the many testimonies about the relevance of the contents made available. We conclude that Facebook is an effective tool for integration, socialization and pro-active employment search, helping to improve employability. However, we also consider that new content and educational methodologies are in need to promote different types of lifelong learning, especially through new means of diffusion, such as digital social networks.pt_PT
dc.identifier.citationPinto, João - Formação aberta e online, redes sociais e inclusão digital [Em linha] : o projeto Reviver na Rede. [S.l.]: [s.n.], 2017. 154 p.
dc.identifier.tid201830833
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6930
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectFacebookpt_PT
dc.subjectEducação abertapt_PT
dc.subjectInclusão digitalpt_PT
dc.subjectSocializaçãopt_PT
dc.subjectDesempregadospt_PT
dc.subjectEmpregabilidadept_PT
dc.subjectReviver na Rede (projetos)pt_PT
dc.subjectDigital social networkspt_PT
dc.subjectUnemployedpt_PT
dc.subjectEmployabilitypt_PT
dc.subjectOnline socializationpt_PT
dc.titleFormação aberta e online, redes sociais e inclusão digital : o projeto Reviver na Redept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNamePinto
person.givenNameJoão
person.identifier.ciencia-id7411-0E45-B572
person.identifier.orcid0000-0002-8161-2513
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublicationc762367a-b4a3-41d1-887f-3a12ee8544be
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc762367a-b4a3-41d1-887f-3a12ee8544be
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Pedagogia do Elearning apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório João Pinto.pdf
Size:
2.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.13 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: