Repository logo
 
Publication

A avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem online

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
dc.contributor.authorAraújo, Renata Kelly de Souza
dc.contributor.authorAbranches, Sérgio Paulino
dc.date.accessioned2021-12-14T15:48:44Z
dc.date.available2021-12-14T15:48:44Z
dc.date.issued2021-12
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma proposição para docência na Educação Online, denominada Avaliação Interativa-mediadora, focada em uma aprendizagem ativa, onde a interatividade, a mediação pedagógica e a avaliação da aprendizagem sejam elementos indissociáveis do fazer pedagógico e avaliativo online. Esta proposta é oriunda de uma tese de doutorado que analisou como cursos com propostas de Educação Online concretizavam a avaliação da aprendizagem. O estudo se deu em dois campos singulares, um no Brasil no Consórcio UERJ/CEDERJ, com sua prática de avaliação interativa e, outro na Universidade Aberta de Portugal, com a framework Avaliação Alternativa Digital. Construímos elementos orientadores para a docência online avaliar a aprendizagem dos discentes, com a criação da proposta de Avaliação Interativa-mediadora. Como base teórica que sustenta a pesquisa trabalhamos os conceitos de Interatividade, Mediação Pedagógica Online, Avaliação Mediadora e Alternativa Digital. No presente artigo o foco será o debate da prática avaliativa no campo de Portugal e na explicação do modelo de Avaliação Interativa-mediadora, que contribui na construção da identidade docente online.pt_PT
dc.description.abstractThis article presents a proposition for teachers in Online Education, called Interactive-mediator Evaluation, focused in an active learning, in which interactivity, teaching mediation and learning evaluation are inseparable elements from the online teaching and evaluative doing. This proposal comes from a doctorate thesis in which was analysed how courses with online education proposals made their learning evaluation. The study occurred in two singular spaces, one in Brazil, the union of UERJ and CEDERJ, with their interactive evaluation practice, and the other in Portugal Open University, with its Digital Alternative Evaluation framework. We have built guiding elements to the online teaching so that they could evaluate their students' learning with the Interactive-mediator Evaluation. As our theoretical basis to support the research we have brought the Interactivity concept, the Online Pedagogical Mediator, the Mediator Assessment and the Digital Alternative Assessment. In the present article our focus will be the debate about the evaluative practice in Portugal campus and the explanation of the Mediator-interactive Evaluation model, which contributes to the online teaching identity.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAraújo, Renata Kelly de Souza; Abranches, Sérgio Paulino - A avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem online. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 2 (dezembro 2021), p.41-60pt_PT
dc.identifier.doi10.34627/vol4iss2pp41-60pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11487
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/25373pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliação interativa-mediadorapt_PT
dc.subjectAvaliação alternativa digitalpt_PT
dc.subjectInteratividadept_PT
dc.subjectMediação docente onlinept_PT
dc.subjectEducação onlinept_PT
dc.subjectInteractive mediator assessmentpt_PT
dc.subjectDigital alternative assessmentpt_PT
dc.subjectInteractivitypt_PT
dc.subjectOnline teaching mediationpt_PT
dc.subjectOnline educationpt_PT
dc.titleA avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem onlinept_PT
dc.title.alternativeThe mediator-interactive evaluation as a proposal to evaluate online learningpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage60pt_PT
oaire.citation.startPage41pt_PT
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e Elearningpt_PT
person.familyNameDe Souza Araújo
person.familyNameAbranches
person.givenNameRenata Kelly
person.givenNameSérgio Paulino
person.identifier.orcid0000-0003-0741-919X
person.identifier.orcid0000-0003-0612-068X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationa1f0ee72-c096-404b-9df2-6cadcb674f2d
relation.isAuthorOfPublicationf08a3c66-9635-44f0-8e60-9849967dd34d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf08a3c66-9635-44f0-8e60-9849967dd34d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
READ_V4 N2_p. 41-60.pdf
Size:
1.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format