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Authors
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Abstract(s)
O ensino superior vive complexos momentos de mudança à escala
mundial. O desenvolvimento exponencial das tecnologias e, consequentemente,
da educação a distância e do elearning, os novos públicos que têm acesso a
este nível de ensino, o facto de ser, pela sua natureza, um espaço de inovação
na relação e construção do conhecimento, os desenvolvimentos científicos,
concretamente na área da educação e das tecnologias, são fatores que têm
feito emergir necessidades de análise, de avaliação e de reflexão da produção
científica, tornando-as tarefas substanciais da comunidade académica. Com este
artigo pretende-se esboçar alguns cenários de futuro na educação a distância e
elearning, no ensino superior, olhando para a situação de Portugal no contexto
europeu. Foram definidos três momentos de investigação. Num primeiro
momento, pretende-se delinear o estado da arte da investigação sobre educação
a distância e elearning, no ensino superior, mas ir para além dele, num segundo
momento, convocando a discussão e a reflexão dos protagonistas no processo.
Num terceiro momento, pretende-se confrontar as perspetivas nacionais com
as perspetivas de especialistas europeus neste domínio. Os resultados que agora
se apresentam constituem ainda um trabalho em progresso e por isso com
resultados preliminares e parciais da primeira fase de investigação.
Description
Keywords
Educação a distância Elearning Ensino superior Investigação Gestão Inovação
Pedagogical Context
Citation
Morgado, Lina; Costa, Angelina - Mapeamento das tendências de investigação em educação a distância e elearning, na década 2004-2013: estudo exploratório no contexto português. "Revista Brasileira de Política e Administração da Educação" [Em linha]. ISSN 2447-4193. Vol. 34, nº 1 (2018), p. 53-71
Publisher
ANPAE
