Repository logo
 
Publication

Mapeamento das tendências de investigação em educação a distância e elearning, na década 2004-2013: estudo exploratório no contexto português

dc.contributor.authorMorgado, Lina
dc.contributor.authorCosta, Angelina
dc.date.accessioned2019-12-30T17:04:48Z
dc.date.available2019-12-30T17:04:48Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO ensino superior vive complexos momentos de mudança à escala mundial. O desenvolvimento exponencial das tecnologias e, consequentemente, da educação a distância e do elearning, os novos públicos que têm acesso a este nível de ensino, o facto de ser, pela sua natureza, um espaço de inovação na relação e construção do conhecimento, os desenvolvimentos científicos, concretamente na área da educação e das tecnologias, são fatores que têm feito emergir necessidades de análise, de avaliação e de reflexão da produção científica, tornando-as tarefas substanciais da comunidade académica. Com este artigo pretende-se esboçar alguns cenários de futuro na educação a distância e elearning, no ensino superior, olhando para a situação de Portugal no contexto europeu. Foram definidos três momentos de investigação. Num primeiro momento, pretende-se delinear o estado da arte da investigação sobre educação a distância e elearning, no ensino superior, mas ir para além dele, num segundo momento, convocando a discussão e a reflexão dos protagonistas no processo. Num terceiro momento, pretende-se confrontar as perspetivas nacionais com as perspetivas de especialistas europeus neste domínio. Os resultados que agora se apresentam constituem ainda um trabalho em progresso e por isso com resultados preliminares e parciais da primeira fase de investigação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMorgado, Lina; Costa, Angelina - Mapeamento das tendências de investigação em educação a distância e elearning, na década 2004-2013: estudo exploratório no contexto português. "Revista Brasileira de Política e Administração da Educação" [Em linha]. ISSN 2447-4193. Vol. 34, nº 1 (2018), p. 53-71pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21573/vol34n12018.81245pt_PT
dc.identifier.issn2447-4193
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8981
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherANPAEpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/81245/48877pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação a distânciapt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectInvestigaçãopt_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.titleMapeamento das tendências de investigação em educação a distância e elearning, na década 2004-2013: estudo exploratório no contexto portuguêspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasíliapt_PT
oaire.citation.titleRevista Brasileira de Política e Administração da Educaçãopt_PT
person.familyNameMorgado
person.givenNameLina
person.identifier.ciencia-idDA1C-8D7A-8A82
person.identifier.orcid0000-0002-4973-6727
person.identifier.ridD-3122-2012
person.identifier.scopus-author-id55980016200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
linamorgado_acosta.pdf
Size:
303.02 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: