Publication
Mapeamento das tendências de investigação em educação a distância e elearning, na década 2004-2013: estudo exploratório no contexto português
| dc.contributor.author | Morgado, Lina | |
| dc.contributor.author | Costa, Angelina | |
| dc.date.accessioned | 2019-12-30T17:04:48Z | |
| dc.date.available | 2019-12-30T17:04:48Z | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.description.abstract | O ensino superior vive complexos momentos de mudança à escala mundial. O desenvolvimento exponencial das tecnologias e, consequentemente, da educação a distância e do elearning, os novos públicos que têm acesso a este nível de ensino, o facto de ser, pela sua natureza, um espaço de inovação na relação e construção do conhecimento, os desenvolvimentos científicos, concretamente na área da educação e das tecnologias, são fatores que têm feito emergir necessidades de análise, de avaliação e de reflexão da produção científica, tornando-as tarefas substanciais da comunidade académica. Com este artigo pretende-se esboçar alguns cenários de futuro na educação a distância e elearning, no ensino superior, olhando para a situação de Portugal no contexto europeu. Foram definidos três momentos de investigação. Num primeiro momento, pretende-se delinear o estado da arte da investigação sobre educação a distância e elearning, no ensino superior, mas ir para além dele, num segundo momento, convocando a discussão e a reflexão dos protagonistas no processo. Num terceiro momento, pretende-se confrontar as perspetivas nacionais com as perspetivas de especialistas europeus neste domínio. Os resultados que agora se apresentam constituem ainda um trabalho em progresso e por isso com resultados preliminares e parciais da primeira fase de investigação. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Morgado, Lina; Costa, Angelina - Mapeamento das tendências de investigação em educação a distância e elearning, na década 2004-2013: estudo exploratório no contexto português. "Revista Brasileira de Política e Administração da Educação" [Em linha]. ISSN 2447-4193. Vol. 34, nº 1 (2018), p. 53-71 | pt_PT |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.21573/vol34n12018.81245 | pt_PT |
| dc.identifier.issn | 2447-4193 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/8981 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | ANPAE | pt_PT |
| dc.relation.publisherversion | https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/81245/48877 | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Educação a distância | pt_PT |
| dc.subject | Elearning | pt_PT |
| dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
| dc.subject | Investigação | pt_PT |
| dc.subject | Gestão | pt_PT |
| dc.subject | Inovação | pt_PT |
| dc.title | Mapeamento das tendências de investigação em educação a distância e elearning, na década 2004-2013: estudo exploratório no contexto português | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Brasília | pt_PT |
| oaire.citation.title | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação | pt_PT |
| person.familyName | Morgado | |
| person.givenName | Lina | |
| person.identifier.ciencia-id | DA1C-8D7A-8A82 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-4973-6727 | |
| person.identifier.rid | D-3122-2012 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 55980016200 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc |
