Repository logo
 
Publication

Audiolivros literários como recurso de aprendizagem de PLE: estudo exploratório com aprendentes chineses

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorCastelo, Adelina
dc.contributor.authorXavier, Lola Geraldes
dc.contributor.authorYun, Liu
dc.date.accessioned2024-07-16T15:53:46Z
dc.date.available2024-07-16T15:53:46Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractCom o crescimento da acessibilidade aos textos literários em formato de audiolivro digital, torna-se necessário refletir sobre o papel destes na aprendizagem de uma língua estrangeira, em particular do Português. Existem já várias reflexões sobre as vantagens destes recursos e alguns estudos empíricos que comprovam os seus benefícios em situações concretas. Contudo, ainda são muito pouco conhecidas as práticas reais de uso dos audiolivros literários por parte dos aprendentes de línguas estrangeiras. Assim, este estudo, a partir de uma microrrealidade de ensinoaprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE), na China, visa contribuir (i) para o conhecimento do uso dos audiolivros literários como recurso de aprendizagem de PLE por parte dos aprendentes e (ii) para a reflexão sobre a sensibilização necessária de modo a que aprendentes e professores aproveitem melhor este recurso. Para isso, foi aplicado um questionário a 52 alunos chineses de PLE. Os principais resultados mostram como os formatos de leitura preferidos correspondem ao livro digital e ao livro impresso, havendo pouca experiência de recurso aos audiolivros digitais, apesar de os aprendentes terem consciência das vantagens destes instrumentos. As conclusões obtidas permitemnos refletir sobre as necessidades de sensibilização dos aprendentes para o recurso aos audiolivros digitais como meio de aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractWith the growing accessibility of literary texts in digital audiobook format, it is necessary to reflect on their role in learning a foreign language, particularly Portuguese. There have already been several reflections on the advantages of these resources and some empirical studies that prove their benefits in concrete situations. However, there still needs to be more known about foreign language learners' actual use of literary audiobooks. So, this study, based on a micro-reality of teaching and learning Portuguese as a Foreign Language (PFL) in China, aims to contribute (i) to the knowledge about the use of literary audiobooks as a resource for learning a foreign language by learners and (ii) to a reflection on the sensitization needed so that learners and teachers make better use of this resource. To this end, a questionnaire was administered to 52 Chinese students of PFL. The main results show that the preferred reading formats are digital and printed books, with little experience using digital audiobooks. However, learners are aware of the advantages of these tools. The conclusions reached allow us to reflect on the need to sensitize learners to digital audiobooks as a means of learning.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCastelo, Adelia; Xavier, Lola Geraldes; Yun, Liu - Audiolivros literários como recurso de aprendizagem de PLE: estudo exploratório com aprendentes chineses. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 7, nº 1 (jan.-junho 2024)pt_PT
dc.identifier.doi10.34627/redvol7iss1e202408pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16256
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. LE@Dpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/35145pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem de línguas estrangeiraspt_PT
dc.subjectLiteraturapt_PT
dc.subjectAudiolivros digitaispt_PT
dc.subjectAudioleiturapt_PT
dc.subjectAprendentes chinesespt_PT
dc.subjectForeign language learningpt_PT
dc.subjectLiteraturept_PT
dc.subjectDigital audiobookspt_PT
dc.subjectAudioreadingpt_PT
dc.subjectChinese learnerspt_PT
dc.titleAudiolivros literários como recurso de aprendizagem de PLE: estudo exploratório com aprendentes chinesespt_PT
dc.title.alternativeLiterary audiobook as a learning resource in PFL: a exploratory study with Chinese learnerspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRE@D – Revista de Educação a Distância e eLearningpt_PT
person.familyNameCastelo
person.familyNameXavier
person.familyNameLiu
person.givenNameAdelina
person.givenNameLola Geraldes
person.givenNameYun
person.identifier.ciencia-id821E-ABA2-80B9
person.identifier.ciencia-id2E15-D343-0DC5
person.identifier.orcid0000-0002-9079-1066
person.identifier.orcid0000-0003-0568-9583
person.identifier.orcid0000-0002-0285-1314
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationcf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d
relation.isAuthorOfPublication8d25182f-7228-484c-a82f-a37ce697e3a6
relation.isAuthorOfPublication26498ace-f112-4111-87b1-748504ab4773
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
35145-Texto do Trabalho-163643-1-10-202408.pdf
Size:
611.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
8 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: