Publication
Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA): uma abordagem inclusiva ao currículo
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Costa, Paula | |
dc.contributor.author | Seabra, Filipa | |
dc.date.accessioned | 2023-02-03T11:13:20Z | |
dc.date.available | 2023-02-03T11:13:20Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | Falar da necessidade de se implementarem práticas pedagógicas mais inclusivas e equitativas tem sido uma temática persistente na literatura. Não obstante o consenso que reúne esta demanda, a inclusão continua a ser evasiva, e as opiniões sobre a melhor forma de a conseguir proliferam. O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) apresenta-se como uma abordagem curricular capaz de conceber ambientes de aprendizagem flexíveis e acessíveis, integrando proactivamente suportes de ensino, aprendizagem e avaliação que abordam a diversidade dos alunos, e os recentes normativos disso fazem fé. Realizado seguindo uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, o presente texto visa aprofundar algumas questões que decorrem da aplicação desta abordagem nas práticas de gestão curricular da escola e dos professores, apontando caminhos possíveis para a sua operacionalização. A implementação em sala de aula dos princípios do DUA acarreta desafios permanentes, mas estes são mitigados quando os professores desenvolvem um trabalho assente no trabalho colaborativo e em processos de análise crítica e reflexiva assumindo um profissionalismo mais transformador. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Costa, P. & Seabra, F. (2023). Desenho universal para a aprendizagem (DUA): uma abordagem inclusiva ao currículo. XXX Colóquio AFIRSE Portugal 2023 – Livro do Colóquio (pp. 220-221). AFIRSE Portugal, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/13305 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | AFIRSE Portugal | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.subject | Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento curricular | pt_PT |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_PT |
dc.title | Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA): uma abordagem inclusiva ao currículo | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 221 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 220 | pt_PT |
oaire.citation.title | XXX Colóquio AFIRSE Portugal 2023 – Livro do Colóquio | pt_PT |
person.familyName | Seabra | |
person.givenName | Filipa | |
person.identifier | YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier.ciencia-id | 991A-6004-246D | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1690-9502 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57210809988 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec |