Repository logo
 
Publication

Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA): uma abordagem inclusiva ao currículo

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorCosta, Paula
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.date.accessioned2023-02-03T11:13:20Z
dc.date.available2023-02-03T11:13:20Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractFalar da necessidade de se implementarem práticas pedagógicas mais inclusivas e equitativas tem sido uma temática persistente na literatura. Não obstante o consenso que reúne esta demanda, a inclusão continua a ser evasiva, e as opiniões sobre a melhor forma de a conseguir proliferam. O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) apresenta-se como uma abordagem curricular capaz de conceber ambientes de aprendizagem flexíveis e acessíveis, integrando proactivamente suportes de ensino, aprendizagem e avaliação que abordam a diversidade dos alunos, e os recentes normativos disso fazem fé. Realizado seguindo uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, o presente texto visa aprofundar algumas questões que decorrem da aplicação desta abordagem nas práticas de gestão curricular da escola e dos professores, apontando caminhos possíveis para a sua operacionalização. A implementação em sala de aula dos princípios do DUA acarreta desafios permanentes, mas estes são mitigados quando os professores desenvolvem um trabalho assente no trabalho colaborativo e em processos de análise crítica e reflexiva assumindo um profissionalismo mais transformador.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCosta, P. & Seabra, F. (2023). Desenho universal para a aprendizagem (DUA): uma abordagem inclusiva ao currículo. XXX Colóquio AFIRSE Portugal 2023 – Livro do Colóquio (pp. 220-221). AFIRSE Portugal, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13305
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAFIRSE Portugal | Instituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.subjectDesenho Universal para a Aprendizagem (DUA)pt_PT
dc.subjectDesenvolvimento curricularpt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.titleDesenho Universal para a Aprendizagem (DUA): uma abordagem inclusiva ao currículopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage221pt_PT
oaire.citation.startPage220pt_PT
oaire.citation.titleXXX Colóquio AFIRSE Portugal 2023 – Livro do Colóquiopt_PT
person.familyNameSeabra
person.givenNameFilipa
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.scopus-author-id57210809988
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Resumo Paula Costa.pdf
Size:
236.4 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: