Repository logo
 
Publication

Contributos para uma educação online inclusiva : estudo aplicado a casos de cegueira e baixa visão

dc.contributor.advisorMendes, António Quintas
dc.contributor.authorFrancisco, Maria Manuela Amado da Silva
dc.date.accessioned2009-02-27T10:49:41Z
dc.date.available2009
dc.date.issued2009
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
dc.description.abstractO estudo relatado neste trabalho pretende responder à questão de partida que lhe deu origem – O que é necessário para criar cursos online acessíveis, particularmente a pessoas com problemas de acuidade visual? Esta questão colocou-se no momento em que, em contexto profissional, se procurou criar um curso online inclusivo, acessível a todos. Enquanto Designer Instrucional, e juntamente com a restante equipa envolvida na criação do novo curso, foram procuradas soluções práticas que assegurassem a igualdade de oportunidades a todos os participantes do referido curso. Isto desencadeou a testagem de estratégias e soluções, promovendo uma reflexão crítica sobre as várias facetas da inclusão digital. Num primeiro momento considerou-se este desafio relativamente simples, uma vez que existem normas para a criação de páginas Web e a plataforma a utilizar estava em conformidade com uma dessas normas. A prática, no entanto, viria a revelar barreiras reais que obrigaram ao questionamento das normas, a aplicação e testagem dessas mesmas normas e um constante recomeçar de cada fase. Este constante questionamento foi enriquecido com a participação de 3 pessoas cegas que colaboraram enquanto participantes e informantes na 1ª e 2ª edição deste curso. Sendo a inclusão um tema pouco trabalhado no ensino online, este estudo reveste-se de carácter exploratório. Não se pretende apresentar conclusões de carácter definitivo, pretende-se que o estudo seja visto como um contributo para futuros projectos de cursos online com preocupações de inclusão.A abrangência do tema obriga a que neste trabalho se incluem assuntos relacionados com outros tipos de deficiência, estratégias pedagógicas adequadas a cada necessidade, estilos cognitivos de aprendizagem, leitura e interpretação de imagens, percepção da cor e da forma, conhecimentos de programação para adequar ferramentas e aplicações, sem que com tal se esgotem todas as ramificações que um estudo desta natureza potencia.en
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1273
dc.language.isoporen
dc.subjectEnsino a distânciaen
dc.subjectElearningen
dc.subjectEducação inclusivaen
dc.subjectPsicologia da educaçãoen
dc.subjectInternet
dc.subjectProdução e realização de cursos
dc.subjectDeficiências
dc.subjectCegos
dc.subjectDeficientes
dc.titleContributos para uma educação online inclusiva : estudo aplicado a casos de cegueira e baixa visãoen
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typemasterThesisen

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMPEL_MMFrancisco.pdf
Size:
2.94 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMPEL_MMFrancisco_Anexo.pdf
Size:
116.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: