Repository logo
 
Publication

Transição de emergência para o online em universidades portuguesas no contexto de covid-19: estudo exploratório

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.contributor.authorTeixeira, António
dc.contributor.authorAires, Luísa
dc.date.accessioned2020-10-16T12:23:05Z
dc.date.available2020-10-16T12:23:05Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractIntrodução: A pandemia de COVID-19 acarretou consigo mudanças profundas em vários níveis da vida social. O ensino superior não ficou alheio a essas mudanças, verificando-se num curto período de tempo, um movimento generalizado de encerramento físico das instituições de ensino superior, e a transição de emergência para práticas de ensino remoto. De acordo com a análise da UNESCO (2020) em Portugal, 346963 estudantes do nível terciário foram afetados. Objetivos: Face à transição acelerada de emergência no ensino superior, consideramos urgente e necessário identificar as práticas que estão a ser adotadas ao nível das instituições de ensino superior em Portugal, bem como a forma como estão a ser coordenadas e ajustadas ao longo do tempo, e como está a ser percecionado este processo por parte de professores e estudantes do ensino superior. Metodologia: Com vista a responder a estes objetivos, foram desenhados dois inquéritos por questionário, aplicados online entre os dias 22/04 e 12/05 de 2020. Os questionários permitiram recolher dados sobre o momento em que se deu a transição, as práticas adotadas, as mudanças entretanto introduzidas, a coordenação e avaliação do processo, e as vivências positivas e negativas. Resultados: Os professores e estudantes inquiridos apontam para um processo de transição vivido maioritariamente de forma positiva, coordenado a nível institucional, mas muito baseado na iniciativa individual, com uso a diferentes estratégias onde se destacam o uso de processos síncronos. A generalidade dos professores mantém práticas de avaliação do trabalho dos estudantes e considera ter implementado mudanças ao longo do tempo. Identificam uma panóplia de dificuldades no processo, mas também vantagens ou potencialidades. Conclusões: Sendo preliminares e ancorados num conjunto restrito de dados, os resultados apontam para uma diversidade de experiências individuais do processo, que apesar de dificuldades importantes traz consigo também potencialidades que são reconhecidas por professores e estudantes. UNESCO (2020). Global monitoring of school closures caused by COVID-19. https://en.unesco.org/covid19/educationresponsept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSeabra, F., Aires, L., & Teixeira, A. (2020). Transição de emergência para o online em universidades portuguesas no contexto de covid-19: estudo exploratório. In. M. P. Bermúdez (Org.), 8th International Congress of Educational Sciences and Development: Book of Abstracts (p. 180). Granada: Asociación Española de Psicología Conductual. ISBN: 978-84-09-19786-6.pt_PT
dc.identifier.isbn978-84-09-19786-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10072
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAsociación Española de Psicología Conductualpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://pt.educationcongress8.com/libro-de-resumenespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino remoto de emergênciapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectCOVID-19pt_PT
dc.titleTransição de emergência para o online em universidades portuguesas no contexto de covid-19: estudo exploratóriopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceGranada, Espanhapt_PT
oaire.citation.endPage180pt_PT
oaire.citation.startPage180pt_PT
oaire.citation.title8th International Congress of Educational Sciences and Development: Book of Abstractspt_PT
person.familyNameSeabra
person.familyNameTeixeira
person.familyNameAires
person.givenNameFilipa
person.givenNameAntónio
person.givenNameLuísa
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.ciencia-id7810-ACD0-18B2
person.identifier.ciencia-idF612-FFC3-1A2B
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.orcid0000-0002-1339-6548
person.identifier.orcid0000-0001-5649-276X
person.identifier.ridAAJ-7408-2020
person.identifier.scopus-author-id57210809988
person.identifier.scopus-author-id56578173600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublicatione6474cc5-0c39-4eb5-ba27-a3f19964333f
relation.isAuthorOfPublication6952a68c-cc5c-4fbc-b40b-1e019e08830b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye6474cc5-0c39-4eb5-ba27-a3f19964333f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ata 1.pdf
Size:
114.08 KB
Format:
Adobe Portable Document Format