Repository logo
 
Publication

Manual do Metaverso: como usar Minecraft Education Edition na formação docente

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.authorAndrade, Luiz Afonso
dc.contributor.authorSouza, Daniela Costa
dc.date.accessioned2025-02-11T18:41:07Z
dc.date.available2025-02-11T18:41:07Z
dc.date.issued2024-08
dc.description.abstractEste estudo apresenta uma proposta metodológica para utilização do Metaverso na formação docente através do jogo Minecraft Education Edition. Adotou-se um método inspirado na pesquisa-ação, que foi aplicado em um grupo de oito professores de Matemática e Ciências da Natureza do Colégio Estadual Barros Barreto - Em Tempo Integral em Paripe, Salvador, Bahia, Brasil. Este trabalho foi conduzido de acordo com um processo concebido como “Manual do Metaverso”, que teve sua importância validada pelos colaboradores. Concluiu-se que este Manual auxiliou na formação de docentes para atuar em ambientes do Metaverso, como Minecraft Education Edition. Observou-se que o Manual do Metaverso figurou como recurso pedagógico para experiência imersiva e interativa dos conteúdos abordados dentro do jogo. Concluiu-se que esse Manual auxiliou os docentes durante o processo formativo, constituindo-se um elemento basilar durante o trabalho de campo e auxiliando no desenvolvimento das práticas multiletradas.por
dc.description.abstractThis study presents a methodological proposal for the use of Metaverse in teacher training through Minecraft Education Edition. A method inspired by action research was applied to a group of eight Mathematics and Natural Sciences teachers from Colégio Estadual Barros Barreto - Em Tempo Integral in Paripe, Salvador, Bahia, Brazil. This work was conducted according to a process conceived as the “Metaverse’s Guide”, which had its importance validated by the collaborators. It was concluded that this Manual supported the training of teachers to work in Metaverse environments such as Minecraft Education Edition. It was observed that the Metaverse’s Guide worked as a pedagogical resource for an immersive and interactive experience of the content covered within the game. It was concluded that the Metaverse’s Guide helped teachers during the training process, constituting a fundamental element during fieldwork and assisting in the development of multiliteracy practiceseng
dc.description.abstractpor
dc.identifier.doi10.34627/redvol7iss2e202435
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19535
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade Aberta. LE@D
dc.relation.hasversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/37960
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectMetaverso
dc.subjectMinecraft
dc.subjectMultiletramento
dc.subjectFormação docente
dc.subjectMetaverse
dc.subjectMultiliteracies
dc.subjectTeachers-training
dc.titleManual do Metaverso: como usar Minecraft Education Edition na formação docentepor
dc.titleThe Metaverse’s Guide: how to use Minecraft Education Edition in teacher trainingeng
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue2
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação Distância e eLearning
oaire.citation.volume7
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
37960-Texto do Trabalho-177784-1-10-20241214 (3).pdf
Size:
745.84 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
8 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: