Repository logo
 
Publication

Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismo

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorCardoso, Paula
dc.contributor.authorChagas, Laura
dc.date.accessioned2021-01-13T12:22:00Z
dc.date.available2021-01-13T12:22:00Z
dc.date.issued2020-11
dc.description.abstractConsiderando o futuro da indústria do Turismo e a necessidade de adaptar as competências dos estudantes do ensino superior à realidade profissional que os espera, o paradigma tradicional de ensino deve ir incluindo, progressivamente, metodologias e estratégias de aprendizagem ativa e participativa, procurando fomentar a autonomia do estudante e a sua responsabilização no processo de aprendizagem. Este artigo relata uma experiência pedagógica desenvolvida junto de estudantes de licenciatura na área do Turismo, numa unidade curricular de língua inglesa, em que se desenvolveu uma metodologia de aprendizagem ativa e colaborativa, centrada nos estudantes e tendo o professor como facilitador do processo de aprendizagem. Os resultados demonstram que os estudantes percecionam esta experiência como promotora da sua autonomia e de um trabalho mais colaborativo, no contexto de um processo de aprendizagem um pouco mais flexível que o habitual, mas revela também algumas fragilidades por parte dos estudantes, nomeadamente a nível da insegurança e da constante necessidade de feedback por parte do professorpt_PT
dc.description.abstractConsidering the future of the Tourism industry and the need to adapt the skills of higher education students to the reality they will face in the professional world, the traditional teaching paradigm needs to progressively include methodologies and strategies of active and participative learning, in order to foster student autonomy and responsibility in their own learning process. This paper presents a pedagogical experience developed with undergraduate students in the field of Tourism, in an English language course, where an active and collaborative learning methodology was developed, centered on students and with the teacher assuming the role of facilitator of the learning process. The results show that students perceive this experience as one that promotes their autonomy and collaborative work, in the context of a learning process that is more flexible than usual, but also reveals weaknesses shown by students, who were often very unsure and felt the constant need for feedback from the teacher.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCardoso, Paula; Chagas, Laura - Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismo. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 2 (novembro 2020), p. 97-106pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i2.232pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10386
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/21873pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectLínguas estrangeiraspt_PT
dc.subjectAprendizagem ativa e participativapt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectTourismpt_PT
dc.subjectForeign languagespt_PT
dc.subjectActive and participative learningpt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.titleAprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage106pt_PT
oaire.citation.startPage97pt_PT
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e Elearningpt_PT
person.familyNameCardoso
person.familyNameChagas
person.givenNamePaula
person.givenNameLaura
person.identifier.ciencia-idB41A-3170-5C6B
person.identifier.ciencia-idCD18-3671-3FF4
person.identifier.orcid0000-0002-6613-9510
person.identifier.orcid0000-0002-8609-5383
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication056f8510-140c-4dca-b714-4f0f34d27615
relation.isAuthorOfPublicationd019ed0f-e2ea-4a67-ab80-b147a11b93b4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd019ed0f-e2ea-4a67-ab80-b147a11b93b4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
READ_V3_N2_p. 97-106.pdf
Size:
483.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format