Publication
Percepções de estudantes de pedagogia sobre a temática saúde como conteúdo contemporâneo transversal nas séries iniciais do Ensino Fundamental
dc.contributor.author | Cancian, Queli Ghilardi | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Vitor | |
dc.contributor.author | Moreira, J. António | |
dc.date.accessioned | 2024-12-30T13:12:02Z | |
dc.date.available | 2024-12-30T13:12:02Z | |
dc.date.issued | 2024-07-04 | |
dc.description.abstract | O professor pedagogo é, pela natureza de sua atividade, um professor que assume cada vez mais um papel ativo no processo de ensino e de aprendizagem. Neste contexto polivalente, dentre os conteúdos ministrados nas séries iniciais estão também conteúdos orientados para a educação e a saúde. A partir desta constatação, o presente estudo teve como objetivo investigar as percepções dos estudantes de Pedagogia sobre o tema contemporâneo transversal saúde e a educação nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Participaram da pesquisa vinte estudantes do curso de pedagogia de duas Instituições de Ensino Superior da região Oeste do Paraná, Brasil. Os resultados revelam que a maioria dos respondentes acredita na não dissociação entre saúde e educação, porém cerca de metade dos respondentes acreditam não estar preparados para ministrar atividades neste domínio. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Ghilardi Cancian, Q., Gonçalvez, V., & Moreira, J. A. (2024). Percepções de estudantes de Pedagogia sobre a temática saúde como conteúdo contemporâneo transversal nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Revista Internacional De Formação De Professores, e024010. Disponível a partir de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1734 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2447-8288 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/17042 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Saúde | pt_PT |
dc.subject | Saberes docentes | pt_PT |
dc.subject | Education | pt_PT |
dc.subject | Health | pt_PT |
dc.subject | Teaching knowledge | pt_PT |
dc.title | Percepções de estudantes de pedagogia sobre a temática saúde como conteúdo contemporâneo transversal nas séries iniciais do Ensino Fundamental | pt_PT |
dc.title.alternative | Perceptions of pedagogy students on the topic of health as a contemporary transversal content in the initial grades of Elementary School | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Brasil | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 19 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Internacional de Formação de Professores | pt_PT |
oaire.citation.volume | 9 | pt_PT |
person.familyName | Ghilardi Cancian | |
person.familyName | Gonçalves | |
person.familyName | Marques Moreira | |
person.givenName | Queli | |
person.givenName | Vitor | |
person.givenName | José António | |
person.identifier | G-5274-2012 | |
person.identifier.ciencia-id | A310-FFD6-55A1 | |
person.identifier.ciencia-id | 2B14-ACE3-6C96 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6135-1432 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0645-6776 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0147-0592 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ea80563a-9d3e-4df1-96f1-e4974364f225 | |
relation.isAuthorOfPublication | 560a0dc9-a5a7-4439-9722-75c5599c9fa7 | |
relation.isAuthorOfPublication | da2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | da2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Artigo Rifp- Percepções de estudantes de Pedagogia(1).pdf
- Size:
- 1.45 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: