Repository logo
 
Publication

Percepções de estudantes de pedagogia sobre a temática saúde como conteúdo contemporâneo transversal nas séries iniciais do Ensino Fundamental

dc.contributor.authorCancian, Queli Ghilardi
dc.contributor.authorGonçalves, Vitor
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.date.accessioned2024-12-30T13:12:02Z
dc.date.available2024-12-30T13:12:02Z
dc.date.issued2024-07-04
dc.description.abstractO professor pedagogo é, pela natureza de sua atividade, um professor que assume cada vez mais um papel ativo no processo de ensino e de aprendizagem. Neste contexto polivalente, dentre os conteúdos ministrados nas séries iniciais estão também conteúdos orientados para a educação e a saúde. A partir desta constatação, o presente estudo teve como objetivo investigar as percepções dos estudantes de Pedagogia sobre o tema contemporâneo transversal saúde e a educação nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Participaram da pesquisa vinte estudantes do curso de pedagogia de duas Instituições de Ensino Superior da região Oeste do Paraná, Brasil. Os resultados revelam que a maioria dos respondentes acredita na não dissociação entre saúde e educação, porém cerca de metade dos respondentes acreditam não estar preparados para ministrar atividades neste domínio.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGhilardi Cancian, Q., Gonçalvez, V., & Moreira, J. A. (2024). Percepções de estudantes de Pedagogia sobre a temática saúde como conteúdo contemporâneo transversal nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Revista Internacional De Formação De Professores, e024010. Disponível a partir de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1734pt_PT
dc.identifier.issn2447-8288
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/17042
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectSaúdept_PT
dc.subjectSaberes docentespt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectHealthpt_PT
dc.subjectTeaching knowledgept_PT
dc.titlePercepções de estudantes de pedagogia sobre a temática saúde como conteúdo contemporâneo transversal nas séries iniciais do Ensino Fundamentalpt_PT
dc.title.alternativePerceptions of pedagogy students on the topic of health as a contemporary transversal content in the initial grades of Elementary Schoolpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage19pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista Internacional de Formação de Professorespt_PT
oaire.citation.volume9pt_PT
person.familyNameGhilardi Cancian
person.familyNameGonçalves
person.familyNameMarques Moreira
person.givenNameQueli
person.givenNameVitor
person.givenNameJosé António
person.identifierG-5274-2012
person.identifier.ciencia-idA310-FFD6-55A1
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0002-6135-1432
person.identifier.orcid0000-0002-0645-6776
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationea80563a-9d3e-4df1-96f1-e4974364f225
relation.isAuthorOfPublication560a0dc9-a5a7-4439-9722-75c5599c9fa7
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo Rifp- Percepções de estudantes de Pedagogia(1).pdf
Size:
1.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: