Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Vedetas Além do Tempo: um jogo de tabuleiro para aprendizagem da independência do Brasil

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Buscando interagir com o processo de independência do Brasil na Bahia, buscou-se desenvolver um artefato didático que representa-se as características em torno do evento histórico da Batalha de Itaparica. Nesse sentido, este artigo objetivou apresentar as etapas de desenvolvimento do jogo analógico Vedetas além do Tempo, tendo como método um estudo qualitativo e descritivo tanto das etapas de elaboração do jogo como também das intervenções derivadas. Desta forma, além da finalização do jogo para uso pessoal e didático, conclui-se que as informações apresentadas nesta produção acadêmica situam o leitor para a importância das metodologias ativas no processo de ensino ao mobilizar diferentes habilidades e discussões de cunho histórico-cultural em diferentes espaços formativos.
Seeking to engage with the process of Brazil's independence in Bahia, an educational artifact was developed to represent the characteristics surrounding the historical event of the Battle of Itaparica. In this sense, this article aimed to present the stages of development of the board game Vedetas Beyond Time, using a qualitative and descriptive study method for both the game development stages and the derived interventions. Thus, besides the finalization of the game for personal and educational use, it is concluded that the information presented in this academic production situates the reader regarding the importance of active methodologies in the teaching process by mobilizing different skills and historical-cultural discussions in various educational settings.

Description

Keywords

Jogos analógicos Ensino-aprendizagem História Metodologia ativa Board games Teaching-learning History Active methodology

Pedagogical Context

Citation

Ferreira, Sol de Maria César; Batista, Filipe; Alves, Lynn - Vedetas Além do Tempo: um jogo de tabuleiro para aprendizagem da independência do Brasil. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 7, nº 2 (julho-dez. 2024)

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue