Repository logo
 
Publication

O cinema como instrumento de construção do conhecimento : aplicação de trevo teórico : um estudo de caso na Escola Artística Soares dos Reis

dc.contributor.advisorMartins, Amílcar
dc.contributor.advisorRibeiro, José da Silva
dc.contributor.authorPalma, Ana da
dc.date.accessioned2012-09-05T09:59:45Z
dc.date.available2012-09-05T09:59:45Z
dc.date.issued2011
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractEste estudo, ancorado nas imagens cinematográficas e nas palavras, procura aliar de forma coerente as urgências de propostas educativas adequadas à contemporaneidade. Procura um caminho para uma abordagem teórica e prática favorecendo uma educação pela arte baseada em dois princípios orientadores, que se encontram definidos no corpo deste trabalho, como sendo: o dialogismo e a literacia cidadã. Com base nestes dois princípios procurou-se evidenciar alguns instrumentos estratégicos para a construção do conhecimento por meio do cinema. Juntando a teoria à prática, a experiência desenvolveu-se no contexto da Escola Artística Soares dos Reis, em três áreas curriculares dos 12º anos dos cursos de Produção Artística e Comunicação Audiovisual, recorrendo ao filme, Rashomon de Akira Kurosawa, como um exemplo para testar uma proposta teórica e definir os respectivos instrumentos para a construção do conhecimento.por
dc.description.abstractThis work, grounded on cinematographic images and words, pursues a coherent alliance of emergencies in turn of adequate contemporaneous educational proposals. It seeks a path to a theoretical and practical approach within art education based on two key principles, which are defined in this study: dialogism and citizen literacy. Rooted in those two principles, it seeks to point out some strategic tools for knowledge construction through cinema. Allying theory to practice, the experiment took place in the Artistic School Soares dos Reis in three distinct curricula areas for 12th grade of high school, or further education, in Artistic Production and Audiovisual Communication, using Akira Kurosawa’s film Rashomon, as an example to test a theory proposal and define consequent tools for knowledge construction.
dc.identifier.citationPalma, Ana da - O cinema como instrumento de construção do conhecimento [Em linha] : aplicação de trevo teórico : um estudo de caso na Escola Artística Soares dos Reis. Porto : [s.n.], 2011. 168 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2155
dc.language.isoporpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectConstructionpor
dc.subjectKnowledgepor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectWordspor
dc.titleO cinema como instrumento de construção do conhecimento : aplicação de trevo teórico : um estudo de caso na Escola Artística Soares dos Reispor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TMAE_AnaPalma.pdf
Size:
1.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: