Repository logo
 
Publication

Supervisão pedagógica: contributos para a sua análise no contexto da formação inicial de educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorSeabra, Filipa
dc.contributor.authorViana, Paulo Jorge Natal dos Santos
dc.date.accessioned2022-10-14T11:07:31Z
dc.date.available2022-10-14T11:07:31Z
dc.date.issued2022-09-26
dc.date.submitted2022-10-14
dc.description.abstractA Supervisão Pedagógica, nos nossos dias, é um modo de estar e operar na educação, através da interação objetiva e refletida de ajudar a crescer e desenvolver práticas educacionais, seja na formação inicial seja já no desenvolvimento profissional. Esta Investigação procurou conhecer a realidade da Formação Inicial de Professores no ensino superior com o objetivo de: Identificar a presença da Supervisão Pedagógica nos currículos nos cursos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico que capacitam para a docência; Desvendar o processo da prática da supervisão pedagógica nos cursos estudados; Conhecer as recomendações que a Agência de Avaliação e acreditação do Ensino Superior aponta para a melhoria das instituições e dos cursos. Através de um estudo qualitativo descritivo e comparativo, foi investigado o universo das universidades públicas e politécnicos públicos de Portugal. O acesso foi feito através dos Planos de Estudo oficiais dos cursos elencados no ano letivo 2020/2021, os Diários da República que oficializam esses planos e os documentos de avaliação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior publicados entre 2014 e 2020. O Decreto-Lei n.º 79 de 14 de maio de 2014 orientou a análise às estruturas curriculares dos cursos e a avaliação e acreditação dos mesmos. Da análise apurada, destacaram-se congruências e discrepâncias com o legislado. A classificação de práticas é díspar e não há consistência de conceitos entre instituições. Existem desarmonias estruturais e de correlação entre créditos e horas de prática (estágio). Os relatórios da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior recomendam como pontos a melhorar ou a atualizar, o currículo, os objetivos das unidades curriculares, entre outras. É de louvar, no entanto, o bom desempenho das instituições superiores, mas com melhorias urgentes nos recursos, gestão e coordenação.pt_PT
dc.description.abstractPedagogical supervision is a way of being and operating in education, through the objective and reflected interaction of helping to grow and develop educational practices, either in initial training or already in professional practices. This research sought to know the reality of Teacher Training with the objective of: Identify the presence of Pedagogical Supervision in the curricula of the courses; Unveil the process of the practice of pedagogical supervision in the studied courses; Know the recommendations that the Portuguese Agency for Evaluation and Accreditation of Higher Education points out for the improvement of institutions and courses. Through a descriptive and comparative qualitative study, the universe of public universities and polytechnics in Portugal was investigated. The access was made through the official Study Plans of the courses in the academic year 2020/2021, the legal diplomas (Diários da República) that make these plans official and the evaluation documents of the Portuguese Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education published between 2014 and 2020. One legal diploma (Decreto-Lei n. º 79/2014) guided the analysis of the curricular structures of the courses and their assessment and accreditation. From the refined analysis, congruencies and discrepancies with the legislated were highlighted. The classification of practices is disparate and there is no consistency of concepts between institutions. There are structural and correlation disharmonies between credits and hours of practice (internship). The reports of the Portuguese Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education recommend as points to be improved or updated - the curriculum, the objectives of the course units, among others. However, the good performance of higher education institutions is commendable, but with urgent improvements in resources, management and coordination.pt_PT
dc.description.sponsorshipA investigação realizada no âmbito desta Dissertação de Mestrado está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.pt_PT
dc.identifier.citationViana, Paulo Jorge Natal dos Santos - Supervisão pedagógica [Em linha]: contributos para a sua análise no contexto da formação inicial de educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico. [S.l.]: [s.n.], 2022. 92 p.
dc.identifier.tid203085655
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12337
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectPlano de estudospt_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.subjectEstágios supervisionadospt_PT
dc.subjectRelatórios A3ESpt_PT
dc.subjectPedagogical dupervisionpt_PT
dc.subjectInitial teacher trainingpt_PT
dc.subjectStudy planpt_PT
dc.subjectSupervised internshippt_PT
dc.subjectReporting A3ESpt_PT
dc.titleSupervisão pedagógica: contributos para a sua análise no contexto da formação inicial de educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMSP_PauloViana.pdf
Size:
975.31 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: