Browsing by Issue Date, starting with "2022-09-26"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Supervisão pedagógica: contributos para a sua análise no contexto da formação inicial de educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Viana, Paulo Jorge Natal dos Santos; Seabra, FilipaA Supervisão Pedagógica, nos nossos dias, é um modo de estar e operar na educação, através da interação objetiva e refletida de ajudar a crescer e desenvolver práticas educacionais, seja na formação inicial seja já no desenvolvimento profissional. Esta Investigação procurou conhecer a realidade da Formação Inicial de Professores no ensino superior com o objetivo de: Identificar a presença da Supervisão Pedagógica nos currículos nos cursos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico que capacitam para a docência; Desvendar o processo da prática da supervisão pedagógica nos cursos estudados; Conhecer as recomendações que a Agência de Avaliação e acreditação do Ensino Superior aponta para a melhoria das instituições e dos cursos. Através de um estudo qualitativo descritivo e comparativo, foi investigado o universo das universidades públicas e politécnicos públicos de Portugal. O acesso foi feito através dos Planos de Estudo oficiais dos cursos elencados no ano letivo 2020/2021, os Diários da República que oficializam esses planos e os documentos de avaliação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior publicados entre 2014 e 2020. O Decreto-Lei n.º 79 de 14 de maio de 2014 orientou a análise às estruturas curriculares dos cursos e a avaliação e acreditação dos mesmos. Da análise apurada, destacaram-se congruências e discrepâncias com o legislado. A classificação de práticas é díspar e não há consistência de conceitos entre instituições. Existem desarmonias estruturais e de correlação entre créditos e horas de prática (estágio). Os relatórios da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior recomendam como pontos a melhorar ou a atualizar, o currículo, os objetivos das unidades curriculares, entre outras. É de louvar, no entanto, o bom desempenho das instituições superiores, mas com melhorias urgentes nos recursos, gestão e coordenação.
- Teaching students with learning difficulties or disabilities: regular education teachers’ professional development and practicesPublication . Inês, Helena; Pacheco, José A.; Abelha, Marta; Seabra, FilipaThis article focuses on how curricular and pedagogical differentiation for students of special education is perceived by teachers of the second cycle of basic education in Portugal. The objectives of this research were (i) to inquire about the teachers’ perceptions regarding their training path and their training needs; (ii) to characterize the teaching practices of teachers, aimed at students of special education; and (iii) to learn the perceptions of these teachers regarding their curricular and pedagogical practices directed at students of special education—this called for an interpretative methodology. The data were collected through semi-structured interviews and subjected to content analysis. The results indicate a widespread concern with teachers’ current professional development and the management of diversity. The respondents’ perceptions, shown as favorable to change, are in line with personalized work, enhancing visible contributions to students’ personal and social development.
- Um método estatístico para identificação de fraude em exames de larga escala com questões do tipo múltipla escolhaPublication . Cotrim, Eduardo Augusto Comenda; Nunes, Catarina S.; Oliveira, Maria JoãoNo Brasil, exames de larga escala são utilizados em concursos para admissão a cargos públicos ou para ingresso em universidades. Existem organizações criminosas especializadas em fraudar tais exames, causando enormes danos para a sociedade, possibilitando que pessoas não qualificadas e desonestas ingressem nas universidades e funções públicas, em detrimento de pessoas qualificadas e honestas. Em busca de uma forma de provar cientificamente a ocorrência de fraude em exames compostos por questões tipo múltipla-escolha, desenvolveu-se um método de análise estatística da similaridade das respostas dos candidatos. O método se baseia no fato de que as respostas dadas por uma população de candidatos em determinado exame seguem uma distribuição probabilística, cujos parâmetros podem ser estimados a partir de dados intrínsecos do exame. Compara-se o número de respostas coincidentes obtidas entre cada par de candidatos com o número que seria esperado, e calcula-se a probabilidade associada a essa ocorrência. Destacam-se os casos cuja probabilidade de ocorrência é muito pequena, menor que um nível de significância préestabelecido. O método foi desenvolvido de maneira a preservar a segurança, de modo a garantir que todos os candidatos sinalizados como fraudadores tenham probabilidade elevada de terem cometido a fraude, mesmo correndo o risco de eventualmente deixar de indicar algum candidato culpado. Isso é feito através da escolha adequada do nível de significância para os testes de hipóteses. As limitações de aplicabilidade do método são analisadas através de simulação de dados, determinando-se os limites dentro dos quais o método pode ser aplicado de forma eficaz e fiável.