Repository logo
 
Publication

Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.contributor.authorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.contributor.authorSoledade, Ana Filipa
dc.date.accessioned2022-03-16T11:31:24Z
dc.date.available2022-03-16T11:31:24Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractAs atuais sociedades digitais, em rede, são marcadas pela rapidez das mudanças e pela crescente interconectividade de oportunidades e, também, de riscos. A pandemia COVID-19 veio evidenciar exatamente este último aspeto, com efeitos generalizados à escala global. Particularmente na educação, o fecho das instituições educativas e a necessidade de responder remotamente de forma rápida colocou os professores perante desafios urgentes. Nesta fase, os professores tiveram de adaptar práticas pedagógicas aos ambientes educativos digitais sem tempo de preparação. O presente artigo centra-se nos critérios de qualidade na criação de cenários para a educação digital em rede e foca duas dimensões essenciais. A primeira refere-se a um curso de formação para a docência digital em rede para professores do ensino médio e fundamental desenhado seguindo os princípios pedagógicos do microlearning. A segunda dimensão refere-se às conceções pedagógicas presentes nas práticas em transformação destes professores e que irão impactar na educação pós-pandemia. O estudo apresentado situa-se numa estratégia metodológica mista, que combina métodos qualitativos e quantitativos. Deste modo, analisa-se o desenho pedagógico do curso tendo por base os referentes teóricos do microlearning em articulação com os referenciais europeus para a qualidade em elearning. Paralelamente, analisam-se os trabalhos dos professores que frequentaram o referido curso, assim, como as suas respostas ao questionário de satisfação. Os resultados evidenciam uma oferta formativa que responde aos requisitos de qualidade, assim como às necessidades de formação e desenvolvimento profissional dos professores no sentido de os preparar para respostas mais adequadas aos desafios da educação na sociedade digital.pt_PT
dc.description.abstractIn nowadays digital, networked societies the speed of changes and growing interconnectedness of opportunities and of risks. The COVID-19 pandemic has highlighted this last aspect, with widespread effects on a global scale. Particularly in education, the schools lockdown and the need to respond remotely and quickly has arisen urgent challenges for teachers. At this stage, teachers had to adapt practices to digital educational environments without preparation or training. This article focuses on quality criteria in scenarios to digital education and focuses on two essential dimensions. The first one refers to a training course in networked digital education for teachers of non-higher education designed following the pedagogical principles of microlearning. The second dimension refers to the pedagogical concepts that are present in the changing practices of these teachers and which will affect postpandemic education. The study presented is based on a mixed-methods strategy, which combines qualitative and quantitative methods. Thereby, the pedagogical design of the training course is analysed considering: the theoretical references of microlearning in articulation with the European references for quality in elearning. In parallel, the final works of the teachers who attended the training course are analysed, as well as their responses to the satisfaction questionnaire. The results show a training offer that meets the quality requirements, as well as the teachers’ training and professional development needs. Thus, teachers are being prepared for more adequate responses to the challenges of education in the digital society.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationHenriques, S., Moreira, J. A., Barros, D., Soledade, A. F. (2021). Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores, REVELLI – Revista de Educação, Linguagem e Literatura, 13.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.51913/revelli.v13i0pt_PT
dc.identifier.issn1984-6576
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11841
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/issue/view/613pt_PT
dc.subjectEducação digital em redept_PT
dc.subjectMicrolearningpt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissional docentept_PT
dc.subjectDigital network educationpt_PT
dc.subjectMicrolearningpt_PT
dc.subjectInnovationpt_PT
dc.subjectTeachers’ trainingpt_PT
dc.subjectTeachers’ professional developmentpt_PT
dc.titleQualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professorespt_PT
dc.title.alternativeQuality in network digital: inovation and teachers' trainingpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleREVELLI – Revista de Educação, Linguagem e Literaturapt_PT
oaire.citation.volume13pt_PT
person.familyNameHenriques
person.familyNameMoreira
person.familyNameBarros
person.givenNameSusana
person.givenNameJ. António
person.givenNameDaniela Melaré Vieira
person.identifier1730761
person.identifier.ciencia-id6411-F538-EA4A
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.ciencia-id2511-BF94-D07F
person.identifier.orcid0000-0002-7506-1401
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.orcid0000-0002-1412-2231
person.identifier.scopus-author-id54420026300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2021_Qualidade em Educação Digital em Rede.pdf
Size:
663.9 KB
Format:
Adobe Portable Document Format