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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente volume da coleção Obras pioneiras da cultura portuguesa não
contém, ao contrário do que porventura se poderia esperar do título da
série, os primeiros tratados de teoria musical publicados em Portugal
ou sequer os mais antigos manuais impressos deste género devidos
a um autor português. [...] Optou-se, assim, pelos dois primeiros tratados teórico-musicais
simultaneamente de autoria portuguesa inequívoca, escritos em português
e publicados em Portugal – a Arte de canto chão de Pedro Talésio
(Coimbra, Diogo Gomes de Loureiro, 1618), e a Arte de música de António
Fernandes (Lisboa, Pedro Craesbeeck, 1626). Além da primazia conferida
pelos três critérios referidos, de resto, estes foram, indiscutivelmente,
durante cerca de seis décadas, os dois textos de didática musical de
autores nacionais que mais impacto tiveram na formação de gerações
sucessivas de jovens músicos portugueses e que mais nos ajudam hoje,
mesmo que por vezes de forma indireta ou lacunar, a reconstruir o
universo das referências teóricas internacionais que regeram a composição
e a prática musicais no nosso país no século xvii, pelo menos até
à publicação, já em 1685, da primeira edição da Arte mínima de Manuel
Nunes da Silva.
Description
Obra sob a direção de: José Eduardo Franco e Carlos Fiolhais, e coordenada por: Rui Vieira Nery