Repository logo
 
Publication

Promoção da autorreflexão em estudantes do ensino superior online: uma proposta de trabalho

dc.contributor.authorGoulão, Fátima
dc.contributor.authorCerezo Menéndez, Rebeca
dc.date.accessioned2021-02-08T14:55:41Z
dc.date.available2021-02-08T14:55:41Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractUm forte sentimento de autoeficácia desempenha um papel extremamente importante no processo de aprendizagem. Existem alguns fatores que ajudam a fomentar este sentimento de autoeficácia nos estudantes e, com isso, aumentar o seu sucesso académico. A pratica de autorreflexão sobre o resultado final de uma determinada tarefa – os objetivos, bem como, a reflexão sobre o processo que foi levado a cabo ajuda na construção do sentimento de autoeficácia. Levar os estudantes a refletir sobre a sua forma de aprender e as suas estratégias, promove nos estudantes este autoconhecimento e esta capacidade de autorregulação que são muito importantes para os ajudar a reforçar o sentimento de autoeficácia como estudantes. A metacognição como estratégia autorreguladora apresenta-se como um elemento essencial em todo o processo de aprendizagem. Foi com o objetivo de trabalhar estes aspetos e, com isso, ajudar a desenvolver a capacidade de autorregulação de um grupo de estudantes do ensino superior online na Universidade Aberta que concebemos, desenvolvemos e implementámos o módulo intitulado “aprender como se aprende”. Este módulo foi prévio, e com caráter voluntário, ao inicio das atividades académicas dos estudantes que entram pela primeira vez para um curso de graduação na universidade. Este trabalho procura descrever os objetivos, a estrutura e o seu desenvolvimento. A forma como o mesmo decorreu, bem como a avaliação obtida, irão estar na base da nossa reflexão para eventuais alterações necessárias a implementar em futuras edições.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGoulão, M.F. & Menéndez, R.C. (2017). Promoção da autorreflexão em estudantes do ensino superior online: Uma proposta de trabalho. In Dias, P. et al. (Coord.) Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital., p. 179-207, Lisboa: Universidade Aberta.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-674-808-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10462
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Abertapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino onlinept_PT
dc.subjectMetacogniçãopt_PT
dc.subjectAutorregulaçãopt_PT
dc.subjectSentimento de autoeficáciapt_PT
dc.subjectSucesso académicopt_PT
dc.titlePromoção da autorreflexão em estudantes do ensino superior online: uma proposta de trabalhopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage207pt_PT
oaire.citation.startPage179pt_PT
person.familyNameGoulão
person.givenNameFátima
person.identifier.orcid0000-0002-2285-6753
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationb72169e5-7cb9-4155-b2ee-f06bcf2faadd
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb72169e5-7cb9-4155-b2ee-f06bcf2faadd

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
fgoulao_rmendendez_capitulo_ebook2017.pdf
Size:
5.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
capítulo ebook