Publication
Promoção da autorreflexão em estudantes do ensino superior online: uma proposta de trabalho
dc.contributor.author | Goulão, Fátima | |
dc.contributor.author | Cerezo Menéndez, Rebeca | |
dc.date.accessioned | 2021-02-08T14:55:41Z | |
dc.date.available | 2021-02-08T14:55:41Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Um forte sentimento de autoeficácia desempenha um papel extremamente importante no processo de aprendizagem. Existem alguns fatores que ajudam a fomentar este sentimento de autoeficácia nos estudantes e, com isso, aumentar o seu sucesso académico. A pratica de autorreflexão sobre o resultado final de uma determinada tarefa – os objetivos, bem como, a reflexão sobre o processo que foi levado a cabo ajuda na construção do sentimento de autoeficácia. Levar os estudantes a refletir sobre a sua forma de aprender e as suas estratégias, promove nos estudantes este autoconhecimento e esta capacidade de autorregulação que são muito importantes para os ajudar a reforçar o sentimento de autoeficácia como estudantes. A metacognição como estratégia autorreguladora apresenta-se como um elemento essencial em todo o processo de aprendizagem. Foi com o objetivo de trabalhar estes aspetos e, com isso, ajudar a desenvolver a capacidade de autorregulação de um grupo de estudantes do ensino superior online na Universidade Aberta que concebemos, desenvolvemos e implementámos o módulo intitulado “aprender como se aprende”. Este módulo foi prévio, e com caráter voluntário, ao inicio das atividades académicas dos estudantes que entram pela primeira vez para um curso de graduação na universidade. Este trabalho procura descrever os objetivos, a estrutura e o seu desenvolvimento. A forma como o mesmo decorreu, bem como a avaliação obtida, irão estar na base da nossa reflexão para eventuais alterações necessárias a implementar em futuras edições. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Goulão, M.F. & Menéndez, R.C. (2017). Promoção da autorreflexão em estudantes do ensino superior online: Uma proposta de trabalho. In Dias, P. et al. (Coord.) Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital., p. 179-207, Lisboa: Universidade Aberta. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-674-808-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/10462 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Aberta | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino online | pt_PT |
dc.subject | Metacognição | pt_PT |
dc.subject | Autorregulação | pt_PT |
dc.subject | Sentimento de autoeficácia | pt_PT |
dc.subject | Sucesso académico | pt_PT |
dc.title | Promoção da autorreflexão em estudantes do ensino superior online: uma proposta de trabalho | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 207 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 179 | pt_PT |
person.familyName | Goulão | |
person.givenName | Fátima | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2285-6753 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | b72169e5-7cb9-4155-b2ee-f06bcf2faadd | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b72169e5-7cb9-4155-b2ee-f06bcf2faadd |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- fgoulao_rmendendez_capitulo_ebook2017.pdf
- Size:
- 5.98 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- capítulo ebook