Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Promoção da autorreflexão em estudantes do ensino superior online: uma proposta de trabalho

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
fgoulao_rmendendez_capitulo_ebook2017.pdfcapítulo ebook5.98 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Um forte sentimento de autoeficácia desempenha um papel extremamente importante no processo de aprendizagem. Existem alguns fatores que ajudam a fomentar este sentimento de autoeficácia nos estudantes e, com isso, aumentar o seu sucesso académico. A pratica de autorreflexão sobre o resultado final de uma determinada tarefa – os objetivos, bem como, a reflexão sobre o processo que foi levado a cabo ajuda na construção do sentimento de autoeficácia. Levar os estudantes a refletir sobre a sua forma de aprender e as suas estratégias, promove nos estudantes este autoconhecimento e esta capacidade de autorregulação que são muito importantes para os ajudar a reforçar o sentimento de autoeficácia como estudantes. A metacognição como estratégia autorreguladora apresenta-se como um elemento essencial em todo o processo de aprendizagem. Foi com o objetivo de trabalhar estes aspetos e, com isso, ajudar a desenvolver a capacidade de autorregulação de um grupo de estudantes do ensino superior online na Universidade Aberta que concebemos, desenvolvemos e implementámos o módulo intitulado “aprender como se aprende”. Este módulo foi prévio, e com caráter voluntário, ao inicio das atividades académicas dos estudantes que entram pela primeira vez para um curso de graduação na universidade. Este trabalho procura descrever os objetivos, a estrutura e o seu desenvolvimento. A forma como o mesmo decorreu, bem como a avaliação obtida, irão estar na base da nossa reflexão para eventuais alterações necessárias a implementar em futuras edições.

Description

Keywords

Ensino online Metacognição Autorregulação Sentimento de autoeficácia Sucesso académico

Citation

Goulão, M.F. & Menéndez, R.C. (2017). Promoção da autorreflexão em estudantes do ensino superior online: Uma proposta de trabalho. In Dias, P. et al. (Coord.) Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital., p. 179-207, Lisboa: Universidade Aberta.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue