Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
capítulo ebook | 5.98 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Um forte sentimento de autoeficácia desempenha um papel extremamente importante no processo de aprendizagem. Existem alguns fatores que ajudam a fomentar este sentimento de autoeficácia nos estudantes e, com isso, aumentar o seu sucesso académico. A pratica de autorreflexão sobre o resultado final de
uma determinada tarefa – os objetivos, bem como, a reflexão sobre o processo que foi levado a cabo ajuda na construção do sentimento de autoeficácia. Levar os estudantes a refletir sobre a sua forma de aprender e as suas estratégias, promove nos estudantes este autoconhecimento e esta capacidade de autorregulação que
são muito importantes para os ajudar a reforçar o sentimento de autoeficácia como estudantes. A metacognição como estratégia autorreguladora apresenta-se como um elemento essencial em todo o processo de aprendizagem. Foi com o objetivo de trabalhar estes aspetos e, com isso, ajudar a desenvolver a capacidade de autorregulação de um grupo de estudantes do ensino superior online na Universidade Aberta que concebemos,
desenvolvemos e implementámos o módulo intitulado “aprender como se aprende”. Este módulo foi prévio, e com caráter voluntário, ao inicio das atividades académicas dos estudantes que entram pela primeira vez para um curso de graduação na universidade. Este trabalho procura descrever os objetivos, a estrutura e o seu desenvolvimento. A forma como o mesmo decorreu, bem como a avaliação obtida, irão estar na base
da nossa reflexão para eventuais alterações necessárias a implementar em futuras edições.
Description
Keywords
Ensino online Metacognição Autorregulação Sentimento de autoeficácia Sucesso académico
Citation
Goulão, M.F. & Menéndez, R.C. (2017). Promoção da autorreflexão em estudantes do ensino superior online: Uma proposta de trabalho. In Dias, P. et al. (Coord.) Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital., p. 179-207, Lisboa: Universidade Aberta.
Publisher
Universidade Aberta