Repository logo
 
Publication

Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspetiva dos docentes, tempos e espaços em educação

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorTrindade, Sara Dias
dc.contributor.authorCorreia, Joana Duarte
dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.date.accessioned2020-12-14T11:54:57Z
dc.date.available2020-12-14T11:54:57Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO impacto causado pela pandemia da COVID-19 levou ao encerramento de escolas por todo o mundo. Ministérios, governos estaduais, organismos públicos e privados viram-se repentinamente obrigados a converter todo o processo educativo para que milhões de estudantes continuassem os seus processos formativos a partir de suas casas. Do presencial transitou-se para o online, na forma de um ensino remoto de emergência, desafiando professores a repensarem metodologias e práticas pedagógicas, procurando desenvolver situações de aprendizagem em ambientes digitais. Este artigo, baseado numa análise exploratória, procura compreender como foi realizada essa transição do regime presencial para o regime digital na educação básica portuguesa e brasileira, nomeadamente no que diz respeito à preparação dos professores e das suas escolas. As respostas obtidas através da aplicação de um inquérito por questionário a 300 professores permitem um olhar sobre semelhanças e diferenças na abordagem à promoção de uma educação de qualidade em tempos de pandemia.pt_PT
dc.description.abstractThe impact of the COVID-19 pandemic has led to the closure of schools around the world. Ministries, state governments, public and private bodies were suddenly forced to convert the entire educational process in order to seek that millions of students continue their training processes from their homes. From face-to-face, it transited to online, in the form of remote emergency teaching, and challenged teachers to rethink methodologies and pedagogical practices, in an attempt to develop learning situations in digital environments. This article, based on an exploratory analysis, seeks to understand how this transition from face-to-face to digital regime was carried out in Portuguese and Brazilian basic education, namely with regard to the preparation of both teachers and their schools. The answers obtained through the application of a questionnaire survey to 300 teachers allowed a perception of similarities and differences in the approach to promoting quality education in times of a pandemic.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDias-Trindade, S., Correia, J. D., Henriques, S., (2020). Ensino Remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspetiva dos docentes, Tempos e Espaços em Educação, 3(32). DOI: 10.20952/revtee.v13i32.14426pt_PT
dc.identifier.doi10.20952/revtee.v13i32.14426pt_PT
dc.identifier.issn2358-1425
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10280
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/14426pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação básicapt_PT
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_PT
dc.subjectCOVID-19pt_PT
dc.subjectCompetência digital docentept_PT
dc.subjectSecondary educationpt_PT
dc.subjectEmergency remote educationpt_PT
dc.subjectTeacher digital competencept_PT
dc.titleEnsino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspetiva dos docentes, tempos e espaços em educaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleTempos e Espaços em Educaçãopt_PT
person.familyNameTrindade
person.familyNameDuarte Correia
person.familyNameHenriques
person.givenNameSara Dias
person.givenNameJoana
person.givenNameSusana
person.identifierAAQ-2378-2021
person.identifier1730761
person.identifier.ciencia-idC714-2907-EDFF
person.identifier.ciencia-idF418-38EA-2DAC
person.identifier.ciencia-id6411-F538-EA4A
person.identifier.orcid0000-0002-5927-3957
person.identifier.orcid0000-0002-0820-7562
person.identifier.orcid0000-0002-7506-1401
person.identifier.scopus-author-id57263035600
person.identifier.scopus-author-id54420026300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6dfc5c08-5b41-4d8a-8467-eaa9f7fcd010
relation.isAuthorOfPublicatione0233952-11cd-4734-a788-4755931611f9
relation.isAuthorOfPublication7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6dfc5c08-5b41-4d8a-8467-eaa9f7fcd010

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2020_Educação Remota e Emergencial na Educação Básica e Secundária na perspetiva dos docentes.pdf
Size:
1.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format