Repository logo
 
Publication

Ensino de pronúncia através de canções: análise de material didático à luz de um modelo orientador

dc.contributor.authorCastelo, Adelina
dc.contributor.authorSouza, José Peixoto Coelho de
dc.contributor.authorMorelo, Bruna
dc.date.accessioned2023-01-05T15:42:27Z
dc.date.available2023-01-05T15:42:27Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractAs canções são desde há muito valorizadas nas aulas de línguas adicionais. Contudo, propostas de ensino explícito da pronúncia baseadas em canções são mais recentes (e.g. Nobre-Oliveira 2007; Supeno 2018), incluindo um modelo orientador para usar canções como meio privilegiado de promoção da competência fonético-fonológica (Castelo 2018) e, no campo do Português como Língua Adicional, dois conjuntos de materiais didáticos (Castelo 2017; Castelo, Morelo & Coelho de Souza 2017). Para refletir sobre o desenvolvimento de materiais didáticos baseados em canções e destinados ao ensino da pronúncia, este artigo visa: (i) analisar como unidades didáticas de Castelo, Morelo e Coelho de Souza (2017) materializam as orientações de Castelo (2018), porquanto algumas ideias deste modelo, embora concluído posteriormente, estavam já presentes na elaboração do material em causa; (ii) refletir sobre o modelo. Os resultados mostram que o modelo é relevante e concretizado no material, sendo, contudo, melhorável com certos ajustes e clarificações.pt_PT
dc.description.abstractSongs have long been valued in additional language lessons. Nonetheless, proposals for explicit teaching of pronunciation through songs are more recent (e.g. Nobre-Oliveira 2007; Supeno 2018). These include a guiding model for using songs as a privileged means of promoting phonetic-phonological competence (see Castelo 2018) and, in the field of Portuguese as an Additional Language, two sets of teaching materials (see Castelo 2017; Castelo, Morelo & Coelho de Souza 2017). To reflect on the development of song-based materials for teaching pronunciation, this article aims to: (i) analyze how didactic units by Castelo, Morelo and Coelho de Souza (2017) materialize the guidelines of Castelo (2018), as some principles presented in this model, though published later, underlay the preparation of the material in question; (ii) reflect on the model. The results show that the model is relevant and implemented in the material, though it can be improved through certain adjustments and clarifications.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCastelo, A., Coelho de Souza, J., & Morelo, B. (2022). Ensino de pronúncia através de canções: Análise de material didático à luz de um modelo orientador. Études romanes de Brno, 43(2), pp. 165-192.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5817/ERB2022-2-10pt_PT
dc.identifier.issn2336-4416
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13057
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPortuguês como língua adicionalpt_PT
dc.subjectProdução de materiais didáticospt_PT
dc.subjectEnsino da pronúnciapt_PT
dc.subjectCançõespt_PT
dc.subjectPortuguese as an Additional Languagept_PT
dc.subjectProduction of teaching materialspt_PT
dc.subjectTeaching pronunciationpt_PT
dc.subjectSongspt_PT
dc.titleEnsino de pronúncia através de canções: análise de material didático à luz de um modelo orientadorpt_PT
dc.title.alternativeTeaching pronunciation through songs: a teaching material analysis in light of a guiding modelpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage192pt_PT
oaire.citation.startPage165pt_PT
oaire.citation.titleÉtudes Romanes de Brnopt_PT
person.familyNameCastelo
person.familyNamePeixoto Coelho de Souza
person.familyNameMorelo
person.givenNameAdelina
person.givenNameJosé
person.givenNameBruna
person.identifier.ciencia-id821E-ABA2-80B9
person.identifier.orcid0000-0002-9079-1066
person.identifier.orcid0000-0002-7365-7041
person.identifier.orcid0000-0003-4142-5729
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationcf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d
relation.isAuthorOfPublicationb06c7161-2f69-459d-9aac-21423839a5d3
relation.isAuthorOfPublication1fa9f046-2c28-4f99-82b6-3c1aa3c1c3da
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb06c7161-2f69-459d-9aac-21423839a5d3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ERB_43_2022_2_12.pdf
Size:
10.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: