Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Famílias migrantes nas cidades interculturais: acolhimento, solidariedade e saúde

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
NR Famílias Migrantes nas Cidades Interculturais.pdf908.97 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

As questões das migrações são da maior relevância e atualidade na sociedade contemporânea globalizada e nos diversos setores, nomeadamente no âmbito individual, psicossocial, intercultural, científico e político. Os percursos migratórios em relação ao passado são hoje mais diversificados, complexos, feminizados, qualificados, internacionalizados e individualizados, atingindo todos os continentes, países, géneros, classes sociais e gerações e implicando os vários domínios da vida pública e da vida privada, nomeadamente da família. Investigações e organismos internacionais e nacionais assinalam os desafios e oportunidades colocados pelos fluxos migratórios ao nível da multi/interculturalidade das sociedades e dos contatos interculturais, das políticas respeitantes ao acolhimento, integração social, solidariedade e saúde das famílias oriundas de diferentes universos culturais, bem como no âmbito da comunicação intercultural e da gestão dos contactos e espaços interculturais nas cidades, sendo estas caraterizadas por uma crescente pluralidade e diversidade étnico/cultural. A mobilidade familiar e a feminização das migrações promovem oportunidades para a família e para a mulher ao nível identitário, social, educacional e económico implicando, igualmente riscos e vulnerabilidades, nomeadamente de saúde e familiares, particularmente para as mães e as crianças. Através de uma abordagem multidimensional e intercultural e de investigações teóricas e empíricas, propomo-nos analisar algumas problemáticas psicossociais, culturais e de saúde colocadas às famílias e mães migrantes e discutir desafios originados pela migração ao nível das subjetividades, identidades, papéis e relações familiares, maternidade e saúde, sobretudo psicológica, bem como estratégias e políticas públicas de acolhimento e integração, promotoras dos direitos, participação, solidariedade e bem-estar destas famílias.

Descrição

Palavras-chave

Migrações e Interculturalidade Famílias migrantes Mulheres Migrantes Mães migrantes Interculturalidade e Saúde Migrações e Saúde Migrações e Identidades Cidades interculturais Saúde mental Migrations and Interculturality Migrant families Migrant women Migrant mothers Interculturality and Health Migrations and Health Migrations and Identities Intercultural cities Mental health Migrations et Interculturalités Familles et Migrations Femmes migrantes Mères migrantes Interculturalité et Santé Migrations et Santé Migrations et Identités Cités interculturelles Santé mentale

Contexto Educativo

Citação

Ramos, N. (2015). Famílias migrantes nas cidades interculturais: acolhimento, solidariedade e saúde. In Silva, I. C. da, Pignatelli, M., Viegas, S. M. (Coord.). Imaginar e repensar o social: desafios às Ciências Sociais em Língua Portuguesa, 25 anos depois. Livro de Atas do 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, 2015. Lisboa: AICSHLP, ICS, Univ. Lisboa, p. 2966-2978.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo