Repository logo
 
Publication

Não escrevemos como falamos!: concepção de um curso online para o desenvolvimento da competência escrita para preparação para o DIPLE

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorSeabra, Isabel
dc.contributor.authorSoares, Liliana Isabel da Cunha
dc.date.accessioned2022-12-09T15:56:42Z
dc.date.available2022-12-09T15:56:42Z
dc.date.issued2022-10-03
dc.date.submitted2022-12-09
dc.description.abstractNos dias de hoje, possuir proficiência em mais do que uma língua estrangeira é um imperativo que configura para qualquer locutor uma vantagem competitiva a nível económico, social, profissional e também cultural. A crescente procura pela aprendizagem de português como língua estrangeira por terras do oriente tem o seu exponente na China, país que tem assistido a um elevado crescimento no número de alunos nos últimos 10 anos. Todavia, este crescimento exponencial nem sempre é acompanhado pelo aumento de professores qualificados para tal docência, o que se reflete no surgimento de algumas dificuldades por parte dos aprendentes, especialmente numa aprendizagem consistente em níveis mais elevados. Um elemento diferenciador aquando da entrada no mercado de trabalho, bem como no acesso a mestrados em Portugal, é a obtenção com sucesso do certificado de nível B2 do exame CAPLE (Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira), de nomenclatura exame DIPLE (Diploma intermédio de Português Língua Estrangeira). Dadas as condições apresentadas, este projeto pretende apresentar algumas soluções que permitam colmatar as dificuldades encontradas na aprendizagem da escrita em níveis mais avançados e ajudar a preparar aprendentes para a obtenção do certificado de proficiência de língua portuguesa. Convocando os princípios metodológicos da Sala de Aula Invertida e do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas, conjugados com o ensino online, o presente trabalho propõe-se desenvolver uma sequência didática para aprendizagem da sequência prototípica da carta de reclamação, com foco nas estruturas argumentativas, com o propósito de preparar os aprendentes para a componente escrita da certificação.pt_PT
dc.description.abstractNowadays, having proficiency in more than one foreign language is an imperative that gives any person a competitive advantage in economic, social, professional and cultural terms. The growing demand for learning Portuguese as a foreign language in eastern lands has its exponent in China, a country that has witnessed a high growth in the number of students in the last 10 years. However, this exponential growth is not always accompanied by an increase in teachers prepared for such teaching, which is reflected in the emergence of some difficulties on the part of learners, especially in consistent learning at higher levels. A differentiating element when entering the labor market as well as in accessing postgraduate studies in Portugal is the successful attainment of the certificate at level B2 of the CAPLE (Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira) exam, referred as DIPLE exam (Diploma Intermédio de Português Língua Estrangeira). Considering the conditions, this project aims to present some solutions that can overcome the difficulties encountered in learning writing at more advanced levels and help prepare learners to obtain the Portuguese Language Proficiency Certificate. Invoking the methodological principles of the Flipped Classroom and Task-Based Language Teaching aggregated with online teaching, the present work proposes to develop a didactic sequence for learning the prototypical sequence of the complaint letter, focusing on argumentative structures, with the purpose of preparing learners for the written component of the certification exam.pt_PT
dc.identifier.citationSoares, Liliana Isabel da Cunha - Não escrevemos como falamos! [Em linha]: concepção de um curso online para o desenvolvimento da competência escrita para preparação para o DIPLE. [S.l.]: [s.n.], 2022. 153 p.
dc.identifier.tid203142756
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12703
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectQuadro Europeu Comum de Referência para as Línguaspt_PT
dc.subjectNível B2 - Vantagempt_PT
dc.subjectEnsino de línguas baseado em tarefaspt_PT
dc.subjectSala de aula invertidapt_PT
dc.subjectCarta de reclamaçãopt_PT
dc.subjectSequência didáticapt_PT
dc.subjectCommon European Framework of Reference for Languagespt_PT
dc.subjectB2 level - Advantagept_PT
dc.subjectTask-based language learningpt_PT
dc.subjectInverted classroompt_PT
dc.subjectComplain letterpt_PT
dc.subjectDidactical sequencept_PT
dc.titleNão escrevemos como falamos!: concepção de um curso online para o desenvolvimento da competência escrita para preparação para o DIPLEpt_PT
dc.title.alternativeWe dont't write like we speak!: design of an online course for the development of written competence for DIPLE preparationpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Estudos de Língua Portuguesapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMELP_LilianaSoares.pdf
Size:
6.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: