dc.contributor.author | Childs, Jeffrey Scott | |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T10:22:07Z | |
dc.date.available | 2024-01-30T10:22:07Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | O filme Touch of Evil (A Sede do Mal, 1958), do realizador Orson Welles, começa com a marcação do tempo (3 minutos) num temporizador ligado a uma bomba artesanal colocada, por uma figura desconhecida, na bagageira de um carro também ele desconhecido, ocupado, segundos depois, por um senhor mais velho e uma senhora mais nova, reconhecíveis apenas pela aparente discrepância das suas idades e — mas, neste pormenor, estamos a adiantar-nos em relação à câmara, algo que o temporizador de Welles não permite — a sugestão epidérmica de que este casal singular pertencerá ao lado norte de uma fronteira que julgamos próxima. Na verdade, a incerteza do espectador face ao seu exacto posicionamento geográfico, num espaço ou conjunto de espaços fictícios, embora evocador de uma fronteira bem real, ocupará grande parte do filme: não na qualidade do tema, mas, antes, na de pequenos tremores que perturbam a experiência do visionamento do filme e que remetem para os hábitos de leitura produzidos pelo cinema clássico americano, que nos mostrava com uma clareza apolínea os quem, como, porquê e onde dos acontecimentos que ia plasmando nas telas da salas de cinema pelo mundo fora. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8973-26-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/15582 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Book Builders | pt_PT |
dc.relation | Centre for Comparative Studies | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Film Noir | pt_PT |
dc.subject | Orson Welles | pt_PT |
dc.subject | A Sede do Mal | pt_PT |
dc.subject | Cinema Norte-Americano | pt_PT |
dc.title | Fronteiras e travessias: apontamentos para uma leitura de A Sede do Mal | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Centre for Comparative Studies | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00509%2F2020/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 237 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 229 | pt_PT |
oaire.citation.title | Imitações da Vida - Cinema Clássico Americano: ensaios para Mário Jorge Torres | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Childs | |
person.givenName | Jeffrey Scott | |
person.identifier.ciencia-id | C41F-EABA-8C52 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7105-2260 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 8b300396-2f99-4ce0-94f7-3ef96f5ab3f8 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 8b300396-2f99-4ce0-94f7-3ef96f5ab3f8 | |
relation.isProjectOfPublication | 2cce01e9-f16f-4a41-8550-4090df4abadc | |
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