Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Avaliação do impacto de ambientes virtuais na perceção de competências de aprendizagem no ensino das ciências e das expressões físico-motoras

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
14.EnsinoCiencias_UFRJ.pdf502.82 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste artigo avaliamos o impacto de ambientes virtuais na perceção das competências de aprendizagem em alunos do ensino fundamental e procedemos a uma análise diferencial em função do sexo e do nível de escolaridade. Participaram na investigação 300 estudantes a frequentar estabelecimentos de ensino do Norte de Portugal, cuja orientação pedagógica, nas diferentes disciplinas (Educação Física, Físico-Química e Matemática), comportou uma vertente de aprendizagem online. No final do ano letivo, os alunos responderam a uma escala de perceção de competências de autoaprendizagem, adaptada para aprendizagem em ambientes virtuais. Os resultados do estudo mostram que os alunos submetidos a ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados em designs centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação, evidenciam uma perceção muito positiva das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. As duas primeiras dimensões diferenciam-se em função do sexo dos alunos, com vantagem para as raparigas. A primeira e a última dimensão apresentam-se mais elevadas nos alunos com menos anos de escolaridade. Os resultados são discutidos com base em aspetos educativos e desenvolvimentais.

Description

Keywords

Competências de aprendizagem Ambientes virtuais Ensino fundamental

Citation

MOREIRA, J. António, BARROS, Rita, & MONTEIRO, Angélica (2015). Avaliação do Impacto de Ambientes Virtuais na Perceção de Competências de Aprendizagem no Ensino das Ciências e das Expressões Físico-Motoras. Revista de Ensino de Ciências e Engenharia, 6 (1), 14-30.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue