Repository logo
 
Publication

Avaliação do impacto de ambientes virtuais na perceção de competências de aprendizagem no ensino das ciências e das expressões físico-motoras

dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.contributor.authorBarros, Rita
dc.contributor.authorMonteiro, Angélica
dc.date.accessioned2023-02-07T14:43:20Z
dc.date.available2023-02-07T14:43:20Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractNeste artigo avaliamos o impacto de ambientes virtuais na perceção das competências de aprendizagem em alunos do ensino fundamental e procedemos a uma análise diferencial em função do sexo e do nível de escolaridade. Participaram na investigação 300 estudantes a frequentar estabelecimentos de ensino do Norte de Portugal, cuja orientação pedagógica, nas diferentes disciplinas (Educação Física, Físico-Química e Matemática), comportou uma vertente de aprendizagem online. No final do ano letivo, os alunos responderam a uma escala de perceção de competências de autoaprendizagem, adaptada para aprendizagem em ambientes virtuais. Os resultados do estudo mostram que os alunos submetidos a ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados em designs centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação, evidenciam uma perceção muito positiva das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. As duas primeiras dimensões diferenciam-se em função do sexo dos alunos, com vantagem para as raparigas. A primeira e a última dimensão apresentam-se mais elevadas nos alunos com menos anos de escolaridade. Os resultados são discutidos com base em aspetos educativos e desenvolvimentais.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMOREIRA, J. António, BARROS, Rita, & MONTEIRO, Angélica (2015). Avaliação do Impacto de Ambientes Virtuais na Perceção de Competências de Aprendizagem no Ensino das Ciências e das Expressões Físico-Motoras. Revista de Ensino de Ciências e Engenharia, 6 (1), 14-30.pt_PT
dc.identifier.issn2179- 2933
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13319
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectCompetências de aprendizagempt_PT
dc.subjectAmbientes virtuaispt_PT
dc.subjectEnsino fundamentalpt_PT
dc.titleAvaliação do impacto de ambientes virtuais na perceção de competências de aprendizagem no ensino das ciências e das expressões físico-motoraspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage30pt_PT
oaire.citation.startPage14pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Ensino de Ciências e Engenhariapt_PT
person.familyNameMoreira
person.familyNameReis Monteiro
person.givenNameJ. António
person.givenNameAngélica Maria
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.ciencia-id161E-E43A-6E36
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.orcid0000-0002-1369-3462
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication793b9b66-6009-469c-83dd-d4ad35dd8647
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
14.EnsinoCiencias_UFRJ.pdf
Size:
502.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: