Publication
Avaliação do impacto de ambientes virtuais na perceção de competências de aprendizagem no ensino das ciências e das expressões físico-motoras
dc.contributor.author | Moreira, J. António | |
dc.contributor.author | Barros, Rita | |
dc.contributor.author | Monteiro, Angélica | |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T14:43:20Z | |
dc.date.available | 2023-02-07T14:43:20Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Neste artigo avaliamos o impacto de ambientes virtuais na perceção das competências de aprendizagem em alunos do ensino fundamental e procedemos a uma análise diferencial em função do sexo e do nível de escolaridade. Participaram na investigação 300 estudantes a frequentar estabelecimentos de ensino do Norte de Portugal, cuja orientação pedagógica, nas diferentes disciplinas (Educação Física, Físico-Química e Matemática), comportou uma vertente de aprendizagem online. No final do ano letivo, os alunos responderam a uma escala de perceção de competências de autoaprendizagem, adaptada para aprendizagem em ambientes virtuais. Os resultados do estudo mostram que os alunos submetidos a ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados em designs centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação, evidenciam uma perceção muito positiva das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. As duas primeiras dimensões diferenciam-se em função do sexo dos alunos, com vantagem para as raparigas. A primeira e a última dimensão apresentam-se mais elevadas nos alunos com menos anos de escolaridade. Os resultados são discutidos com base em aspetos educativos e desenvolvimentais. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | MOREIRA, J. António, BARROS, Rita, & MONTEIRO, Angélica (2015). Avaliação do Impacto de Ambientes Virtuais na Perceção de Competências de Aprendizagem no Ensino das Ciências e das Expressões Físico-Motoras. Revista de Ensino de Ciências e Engenharia, 6 (1), 14-30. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2179- 2933 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/13319 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Competências de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Ambientes virtuais | pt_PT |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_PT |
dc.title | Avaliação do impacto de ambientes virtuais na perceção de competências de aprendizagem no ensino das ciências e das expressões físico-motoras | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Brasil | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 30 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 14 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista de Ensino de Ciências e Engenharia | pt_PT |
person.familyName | Moreira | |
person.familyName | Reis Monteiro | |
person.givenName | J. António | |
person.givenName | Angélica Maria | |
person.identifier.ciencia-id | 2B14-ACE3-6C96 | |
person.identifier.ciencia-id | 161E-E43A-6E36 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0147-0592 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1369-3462 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | da2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85 | |
relation.isAuthorOfPublication | 793b9b66-6009-469c-83dd-d4ad35dd8647 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | da2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85 |