Repository logo
 
Publication

Os novos e velhos contextos de ação coletiva em educação: propostas teóricas para refletir sobre as políticas educativas e a liderança educacional como processos complexos

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorNeves, Claudia
dc.date.accessioned2023-06-12T15:18:34Z
dc.date.available2023-06-12T15:18:34Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractNeste artigo pretendemos analisar como o processo de construção das políticas educativas se reveste de uma multiplicidade de atores que atuam em níveis e contextos diversos atribuindo diversos significados às políticas. Analisar a complexidade dos processos políticos e relacioná-los com as interações que caracterizam as lideranças educacionais é um desafio interessante que exige que se pense em novos métodos de recolha e análise de dados. Com base numa sistematização bibliográfica, procura-se relacionar as potencialidades das perspetivas da complexidade com a análise de fenômenos educativos. Em particular, este artigo procura contribuir para a problematização do fenômeno das políticas educativas e das lideranças educacionais como processos dinâmicos e complexos que são desenvolvidos em diferentes níveis e que resultam da interação de diversos atores ao longo do tempo, que lhes vão conferindo novos significados.pt_PT
dc.description.abstractIn this article we intend to analyze how the process of constructing educational policies takes on a multiplicity of actors who work at different levels and contexts, assigning different meanings to policies. Analyzing the complexity of political processes and relating them to the interactions that characterize educational leaders is an interesting challenge that requires thinking about new methods of collecting and analyzing data. Based on a bibliographic systematization, we seek to relate the potentialities of the perspectives of complexity with the analysis of educational phenomena. In particular, this article seeks to contribute to the problematization of the phenomenon of educational policies and educational leadership as dynamic and complex processes that are developed at different levels and that result from the interaction of different actors over time, which gives them new meanings.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21573/vol36n22020.100836pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/14013
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectPolíticas educativaspt_PT
dc.subjectRegulação educacionalpt_PT
dc.subjectLiderança educacionalpt_PT
dc.subjectEducational policiespt_PT
dc.subjectEducational regulationpt_PT
dc.subjectEducational leadershippt_PT
dc.titleOs novos e velhos contextos de ação coletiva em educação: propostas teóricas para refletir sobre as políticas educativas e a liderança educacional como processos complexospt_PT
dc.title.alternativeThe new and old contexts of collective action in education: theoretical proposals to reflect on educational policies and educational leadership as complex processespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.titleRevista Brasileira de Política e Administração da Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume36pt_PT
person.familyNameNeves
person.givenNameCláudia
person.identifier.ciencia-idF514-767E-6474
person.identifier.orcid0000-0002-8175-4749
person.identifier.scopus-author-id34977273500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication13c8bba3-2fe6-4e5c-9264-83cf060de51c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery13c8bba3-2fe6-4e5c-9264-83cf060de51c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1678-166X-rbpae-36-2-0429.pdf
Size:
279.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: