Publication
Avaliação externa das aprendizagens dos alunos: reflexos ao nível curricular
dc.contributor.author | Vicente, Cristina | |
dc.contributor.author | Seabra, Filipa | |
dc.date.accessioned | 2017-12-20T17:35:14Z | |
dc.date.available | 2017-12-20T17:35:14Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | A autonomia atribuída à escola desencadeia a necessidade de garantir confiança no sistema e regulação das aprendizagens, por parte do Estado. Este artigo procura problematizar de que forma a avaliação externa das aprendizagens dos alunos contribui para o controlo curricular, fundamentando-se numa revisão da literatura. Constata-se que esta avaliação é basilar no processo regulador do Estado, condiciona o currículo e as aprendizagens dos alunos, moldando o ensino de acordo com o que se pretende avaliar. Verifica-se que esta avaliação tem impactos sobre o futuro dos alunos. Analisa-se ainda brevemente o impacto da publicação dos rankings das escolas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Vicente, Cristina; Seabra, Filipa - Avaliação externa das aprendizagens dos alunos: reflexos ao nível curricular. "Revista de estudios y investigación en psicología y educación" [Em linha]. ISSN 2386-7418. Vol. extra., nº 10 (2017), p. A10-6 – A10-10. | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.10.2171 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2386-7418 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/6852 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Minho/ Universidade da Corunha | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2171 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Avaliação externa | pt_PT |
dc.subject | Rankings das escolas | pt_PT |
dc.subject | Ensino secundário | pt_PT |
dc.title | Avaliação externa das aprendizagens dos alunos: reflexos ao nível curricular | pt_PT |
dc.title.alternative | External evaluation of student learning: reflections at the curricular level | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | La Coruña/Braga | pt_PT |
oaire.citation.endPage | A10-010 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | A10-006 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación | pt_PT |
person.familyName | Seabra | |
person.givenName | Filipa | |
person.identifier | YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier.ciencia-id | 991A-6004-246D | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1690-9502 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57210809988 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec |