Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
costa_mocho_morgado_WEB2.0_EAD_corunha2011.pdf | 477.61 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As TIC e as ferramentas Web 2.0 são especialmente indicadas para incorporar nos currículos do ensino superior e poderem ser usadas quer para ensinar quer para aprender. Este processo implica uma nova abordagem da parte dos professores e dos estudantes. Este artigo apresenta a experiência desenvolvida numa unidade curricular de psicologia do desenvolvimento dirigida à formação de técnicos de educação no ensino superior. A finalidade é, através dos modelos e perspectivas da psicologia do desenvolvimento, desenvolver um conjunto de competências técnicas e instrumentais de intervenção em educação, bem como competências de desenvolvimento pessoal como as metacognitivas.
Embora seguindo um modelo pedagógico virtual para o ensino a distância, o desenho do processo de aprendizagem está fortemente ancorado na inovação e exploração de novas abordagens ao ensino.
Contextualizada num ambiente virtual de aprendizagem controlado e fechado (Moodle) a actividade dos estudantes é desenvolvida com o suporte dum conjunto de ferramentas Web 2.0. O processo de aprendizagem é orientado por actividades onde os estudantes desenvolvem tarefas significativas e produzem artefactos digitais que publicam em espaços pessoais usando para isso uma variedade de ferramentas e serviços como blogues, prezi, avatares, mapas conceptuais, linhas do tempo entre outros.
Description
Keywords
Educação a distância Modelo Pedagógico Virtual Psicologia do desenvolvimento Web 2.0 Ambientes virtuais emergentes Pedagogias emergentes
Citation
Costa, Angelina; Mocho, Helena; Morgado, Lina - A Web 2.0 no ensino da psicologia do desenvolvimento : desenvolvimento de competências em técnicos de educação. In Congreso International Galego-Portugués de Psicopedagoxia, 11, Coruña, 2011 - "Congreso... [em linha] : libro de actas. Coruña; Braga : Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación : Universidade da Coruña : Universidade do Minho. Organizado por Alfonso Barca Lozano [et al.]. ISSN 1138-1663. p. 385-397
Publisher
Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación/Universidade da Coruña/Universidade do Minho