Browsing by Issue Date, starting with "2011-09-07"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Web 2.0 no ensino da psicologia do desenvolvimento : desenvolvimento de competências em técnicos de educaçãoPublication . Costa, Angelina; Mocho, Helena; Morgado, LinaAs TIC e as ferramentas Web 2.0 são especialmente indicadas para incorporar nos currículos do ensino superior e poderem ser usadas quer para ensinar quer para aprender. Este processo implica uma nova abordagem da parte dos professores e dos estudantes. Este artigo apresenta a experiência desenvolvida numa unidade curricular de psicologia do desenvolvimento dirigida à formação de técnicos de educação no ensino superior. A finalidade é, através dos modelos e perspectivas da psicologia do desenvolvimento, desenvolver um conjunto de competências técnicas e instrumentais de intervenção em educação, bem como competências de desenvolvimento pessoal como as metacognitivas. Embora seguindo um modelo pedagógico virtual para o ensino a distância, o desenho do processo de aprendizagem está fortemente ancorado na inovação e exploração de novas abordagens ao ensino. Contextualizada num ambiente virtual de aprendizagem controlado e fechado (Moodle) a actividade dos estudantes é desenvolvida com o suporte dum conjunto de ferramentas Web 2.0. O processo de aprendizagem é orientado por actividades onde os estudantes desenvolvem tarefas significativas e produzem artefactos digitais que publicam em espaços pessoais usando para isso uma variedade de ferramentas e serviços como blogues, prezi, avatares, mapas conceptuais, linhas do tempo entre outros.