Repository logo
 
Publication

Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagem

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.date.accessioned2021-12-14T15:44:38Z
dc.date.available2021-12-14T15:44:38Z
dc.date.issued2021-12
dc.description.abstractAs Tecnologias Educacionais em Rede assumem na atualidade, e sobretudo por via da crise pandémica, uma relevância particular, dado que os ambientes virtuais de aprendizagem são uma realidade presente em todos os níveis de ensino. Importa também destacar que estas tecnologias se tornam elementos incontornáveis como forma de complementar seja o ensino totalmente virtual, seja o ensino misto. Neste âmbito, identificamos o modelo de avaliação digital assumido numa Unidade Curricular de Doutoramento totalmente ministrada a distância, particularizando a componente avaliativa na Tecnologia Educacional em Rede adotada. A proposta avaliativa delineada segmenta-se numa dimensão macro, identificando-se os pressupostos assumidos a nível institucional, meso, perspetivando-se as questões especificas ao nível da Unidade Curricular, e micro, considerando as especificidades do Ambiente Virtual Aberto de Aprendizagem. Assim, primeiramente, caracterizamos o contexto, que entendemos enquanto Ambiente Virtual Aberto de Aprendizagem num cenário de blended (e)learning. Posteriormente, explicitamos as dimensões da estratégia avaliativa da Unidade Curricular para a qual foi pensada e onde foi implementada. E, concluímos sistematizando as particularidades inerentes ao mecanismo de avaliação assumido na Tecnologia Educacional em Rede utilizada.pt_PT
dc.description.abstractCurrently, and especially due to the pandemic crisis, Networked Educational Technologies assume a particular relevance, given that virtual learning environments are a reality at all levels of education. It is also important to highlight that these technologies have become unavoidable elements as a way to complement either totally virtual teaching or hybrid teaching. In this context, we identify the digital assessment model adopted in a Doctoral Course entirely taught at a distance, specifying the assessment component in the adopted Networked Educational Technology. The assessment proposal outlined is segmented in a macro dimension, identifying the assumptions made at the institutional level, meso, looking at specific issues at the level of the Curricular Unit, and micro, considering the specificities of the Open Virtual Learning Environment. So, first, we characterize the context, which we understand as an Open Virtual Learning Environment in a blended (e)learning scenario. Afterwards, we explain the dimensions of the evaluation strategy of the Curricular Unit, for which it was designed and where it was implemented. And, we conclude by systematizing the particularities inherent to the mechanism of assessment assumed in the Networked Educational Technology used.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPestana, Filomena; Cardoso, Teresa - Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagem. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 2 (dezembro 2021), p. 61-76pt_PT
dc.identifier.doi10.34627/vol4iss2pp61-76pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11486
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/25164pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTecnologia educacional em redept_PT
dc.subjectAmbiente virtual aberto de aprendizagempt_PT
dc.subjectAvaliação digitalpt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectNetworked educational technologypt_PT
dc.subjectOpen virtual learning environmentpt_PT
dc.subjectDigital assessmentpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.titleComo avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagempt_PT
dc.title.alternativeHow to evaluate with networked educational technologies?: dimensions of a strategy for an open virtual learning environmentpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage76pt_PT
oaire.citation.startPage61pt_PT
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e Elearningpt_PT
person.familyNamePestana
person.familyNameCardoso
person.givenNameFilomena
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
READ_V4 N2_p. 61-76.pdf
Size:
1.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format