Repository logo
 
Publication

Lideranças intermédias : o papel do coordenador de departamento no 2.º/3.º ciclos do ensino básico

dc.contributor.authorPestana, Maria Isabel
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.date.accessioned2015-01-23T10:08:43Z
dc.date.available2015-01-23T10:08:43Z
dc.date.issued2012-06
dc.description.abstractSão recorrentes as referências à incapacidade da escola para acompanhar as mudanças que a sociedade inexoravelmente transporta para o seu interior. Reconhecemos que múltiplos fatores concorrem para a dificuldade em introduzir no sistema as alterações de ordem organizacional, funcional e pedagógica que se impõem, por via da lei ou por necessidades de adaptação ao contexto, mas acreditamos que tais transformações só são possíveis através da participação e do esforço coletivos. Nesta conjuntura, o departamento pode configurar um locus de ação colaborativa e a sua coordenação constitui um nível de liderança intermédia, de cuja atuação deriva em parte o funcionamento da escola e a qualidade do seu ensino. O cargo de coordenador de departamento abarca uma amplitude de ação que recai sobre todos os docentes, sem exceção. O estudo que apresentamos visa conhecer as perceções dos docentes acerca da função de coordenação de departamento curricular, tal como esta está a ser efetivada nas escolas de 2º/3º ciclo, dentro do quadro legal vigente. Assim, procuramos responder, com base na análise preliminar de dados recolhidos, à pergunta de partida: de que modo os coordenadores e os outros docentes perspetivam o papel do coordenador como elemento de gestão intermédia, nas escolas EB 2.3? Ainda que os resultados deste estudo não possuam validade externa, esperamos que se possam obter sugestões para melhoria e, eventualmente, recolher e divulgar evidências que possam acrescentar valor a estudos já efetuados no âmbito deste tema.por
dc.identifier.citationPestana, Maria Isabel; Seabra, Filipa - Lideranças intermédias : o papel do coordenador de departamento no 2.º/3.º ciclos do ensino básico. In. Colóquio de Psicologia e Educação, 12, Lisboa, 2012 - "Educação, aprendizagem e desenvolvimento [Em linha] : olhares contemporâneos através da investigação e da prática : actas". Editado por Lourdes Mata [et al.] . Lisboa : ISPA, 2012. ISBN 978-989-8384-15-7. p. 1063-1080por
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3633
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherISPApor
dc.subjectCoordenador de departamentopor
dc.subjectLideranças intermédiaspor
dc.titleLideranças intermédias : o papel do coordenador de departamento no 2.º/3.º ciclos do ensino básicopor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage1080por
oaire.citation.startPage1063por
oaire.citation.title12.º Colóquio de Psicologia e Educação : educação, aprendizagem e desenvolvimento : olhares contemporâneos através da investigação e da prática : actaspor
person.familyNameSeabra
person.givenNameFilipa
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.scopus-author-id57210809988
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Isabel Pestana e Filipa Seabra.pdf
Size:
252.39 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: