Repository logo
 
Publication

A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorOliveira, Isolina
dc.contributor.authorMiranda, Branca
dc.contributor.authorBarreira, Carlos Manuel Folgado
dc.date.accessioned2020-06-16T11:25:37Z
dc.date.available2020-06-16T11:25:37Z
dc.date.issued2020-04
dc.description.abstractA construção de comunidades de aprendizagem profissional constitui uma tentativa de colocar as práticas dos professores no centro dos processos formativos. A formação dessas comunidades pode ser potenciada em ambientes virtuais de aprendizagem quando assentes no trabalho colaborativo e na reflexão sobre as práticas educativas. Neste pressuposto foi desenvolvida uma oficina de formação com professores de duas escolas/agrupamentos de escolas portuguesas com funções de coordenação e liderança pedagógica. Esta ação faz parte de um projeto em desenvolvimento desde 2017 que envolve a colaboração entre escolas e duas universidades visando a promoção do desenvolvimento profissional docente. Este artigo apresenta o processo de construção das comunidades virtuais de aprendizagem, analisa e discute os resultados obtidos através das narrativas e artefactos produzidos pelos participantes, das suas interações nos fóruns virtuais e dos relatórios reflexivos individuais realizados no final da ação. Os resultados evidenciam a construção de novos conhecimentos bem como o refazer de crenças e atitudes sobre o papel da supervisão pedagógica como estratégia para a inovação das escolas e no desenvolvimento profissional docente. Argumenta-se sobre a relevância dessas comunidades como um instrumento poderoso na formação de líderes e supervisores pedagógicos pela possibilidade de desenvolvimento de competências reflexivas, colaborativas, comunicacionais e de liderança.pt_PT
dc.description.abstractConstructing professional learning communities is an attempt to place teachers' practices at the center of training processes. The construction of these communities can be enhanced in virtual learning environments when based on collaborative work and reflection on educational practices. In this assumption a training workshop was developed with teachers from two Portuguese schools with coordinating and pedagogical leadership functions. This action is part of a project under development since 2017 that involves collaboration between schools and two universities aimed at promoting teacher professional development. This article presents the process of constructing virtual learning communities, analyzes and discusses the results obtained through the narratives and artifacts produced by the participants, their interactions in the virtual forums and the individual reflective reports made at the end of the action. The results show the construction of new knowledge as well as the redoing of beliefs and attitudes about the role of pedagogical supervision as a strategy for innovation in schools and in teacher professional development. It argues about the relevance of these communities as a powerful tool in the formation of pedagogical leaders and supervisors for the possibility of developing reflective, collaborative, evaluative and leadership competences.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationOliveira, Isolina; Miranda, Branca; Barreira, Carlos - A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 1 (março/abril 2020), p. 19-36pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i1.175pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9788
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/21897
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectComunidade virtual de aprendizagempt_PT
dc.subjectInteração entre parespt_PT
dc.subjectInovação educativapt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectSupervisão e liderança pedagógicapt_PT
dc.subjectVirtual leaning communitypt_PT
dc.subjectPeer interactionpt_PT
dc.subjectEducational innovationpt_PT
dc.subjectDistance teacher trainingpt_PT
dc.subjectPedagogical supervision and leadershippt_PT
dc.titleA construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicospt_PT
dc.title.alternativeCreating virtual learning communities to train supervisors and pedagogical leaderspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage36pt_PT
oaire.citation.startPage19pt_PT
oaire.citation.titleRE@D – Revista de Educação a Distância e eLearningpt_PT
person.familyNameOliveira
person.familyNameMiranda
person.givenNameIsolina
person.givenNameBranca
person.identifier.ciencia-id8D1A-DA51-38BA
person.identifier.ciencia-idF01D-AE2E-5984
person.identifier.orcid0000-0002-7214-3655
person.identifier.orcid0000-0002-2798-5677
person.identifier.orcid0000-0001-6137-2842
person.identifier.scopus-author-id8296254000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationa7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c
relation.isAuthorOfPublication56470352-da25-449a-b63e-246ac60229df
relation.isAuthorOfPublication8932ed38-a810-48a0-a4f0-c789f43b02f3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
READ_p.19-36.pdf
Size:
956.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format