Repository logo
 
Publication

Literacia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.authorMoura, Adelina
dc.contributor.authorCarvalho, Ana Amélia
dc.date.accessioned2023-12-29T16:01:21Z
dc.date.available2023-12-29T16:01:21Z
dc.date.issued2023-12
dc.description.abstractA Inteligência Artificial (IA) está presente no nosso quotidiano e usámo-la como assistente nas nossas vidas quando pesquisamos na Web, recebemos sugestões de filmes, músicas, videojogos ou usamos o GPS. Nos últimos tempos, a IA ganhou nova dimensão com o aparecimento de tecnologias generativas como o ChatGPT, o Bard ou o Bing Chat. O seu impacto na educação não pode ser descurado, sendo imprescindível inserir a IA na formação inicial e contínua de professores. Aprender e desenvolver a literacia de prompts,como capacidade académica, constitui um requisito para conseguir interações eficazes com a máquina. O objetivo deste artigo é caracterizar a literacia de prompts apresentando modelos e dando exemplos de prompts, cujos resultados são analisados. Abordam-se diversos tipos de prompts que evidenciam capacidades do chatbot no apoio ao trabalho docente e discente, alertando-se para a necessidade de validar os resultados obtidos, que nem sempre são corretos.pt_PT
dc.description.abstractArtificial Intelligence (AI) is present in our daily lives and we use it as an assistant when we search the Web, receive suggestions for films, music, video games or use GPS. In recent times, AI has taken on a new dimension with the emergence of generative technologies such as ChatGPT, Bard or Bing Chat. Its impact on education will be transformative, and it is essential to include AI in teacher training. It is necessary to learn and develop prompt literacy as an academic skill in order to achieve effective interactions with the machine. The aim of this article is to characterise prompt literacy by presenting models and examples of prompts, which results are analysed. Several types of prompts are presented that demonstrate the chatbot's ability to support teaching and student work, and the need to validate the results obtained, which are not always correct, is highlighted.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMoura, Adelia; Carvalho, Ana Amélia - Literacia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 6, nº 2 (julho-dez. 2023)pt_PT
dc.identifier.doi10.34627/redvol6iss2e202308pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/15331
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. LE@Dpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/33981pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectInteligência artificialpt_PT
dc.subjectLiteracia de promptspt_PT
dc.subjectTecnologias generativaspt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectArtificial intelligencept_PT
dc.subjectPrompt literacypt_PT
dc.subjectGenerative technologiespt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.titleLiteracia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educaçãopt_PT
dc.title.alternativePrompt literacy to enhance the use of artificial intelligence in educationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRE@D – Revista de Educação a Distância e eLearningpt_PT
person.familyNameMoura
person.familyNameAmorim Carvalho
person.givenNameAdelina
person.givenNameAna Amélia
person.identifier.ciencia-idC918-1B46-354B
person.identifier.orcid0000-0002-5661-5915
person.identifier.orcid0000-0002-0621-9447
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication7a43f1aa-c7f1-471a-9e09-f9d99c07d3fc
relation.isAuthorOfPublication8bc72fe2-fa24-4f21-9194-6c56d3891227
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8bc72fe2-fa24-4f21-9194-6c56d3891227

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
READ_V2 N2_e202308.pdf
Size:
1.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
8 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: