Repository logo
 
Publication

Subsídios para a educação a distância como campo investigativo

dc.contributor.authorMill, Daniel
dc.contributor.authorTrindade, Sara Dias
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.date.accessioned2023-02-09T15:57:14Z
dc.date.available2023-02-09T15:57:14Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractNo Brasil e no mundo, uma das frentes ainda pouco exploradas no contexto da Educação a Distância (EaD) é o desenvolvimento das pesquisas sobre a modalidade. Assim, com o objetivo de sistematizar elementos discutidos na literatura sobre a Educação a Distância, este texto procura fomentar respostas a questões norteadoras sobre o assunto: Que relações podem ser, atualmente, estabelecidas entre pesquisa e a modalidade Educação a Distância? Como está, atualmente, o campo investigativo sobre a EaD? Qual a agenda de pesquisa da EaD na contemporaneidade? Conclui-se que as pesquisas sobre EaD e a própria modalidade passam por redefinições, sobretudo de cariz metodológico, indicando aproximações entre a agenda de pesquisas sobre a EaD e a própria área de estudo. Observou-se também uma melhor organização desta agenda de pesquisa sobre a EaD, municiada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação e pela grande quantidade de grupos de pesquisa envolvidos com a temática. Embora ainda existam muitos aspectos da EaD nas sombras, por serem elucidados cientificamente, são positivas as perspectivas investigativas da área, pois ela tem se mostrado como campo fértil para estudos e pesquisas, evoluindo muito aceleradamente.pt_PT
dc.description.abstractBoth in Brazil and worldwide, one of the fronts still little explored in the context of Distance Education is the development of research on this modality. Therefore, with the aim of systematizing elements discussed on literature on Distance Education, this text seeks to foster answers on the subject: What relationships can be currently established between research and the Distance Education modality? Currently, how is the research field on Distance Education? What is the contemporary research agenda of Distance Education? The analysis shows that the research on Distance Education and the modality itself has been going through redefinitions, mainly methodological, indicating approximations between the research agenda on Distance Education and the area of study itself. It was also possible to observe a better organization of this research agenda, powered by digital technologies of information and communication and by the great amount of research groups involved with the subject. Although there are still many aspects of Distance Education in the shadows, to be scientifically elucidated, the research perspectives of this area are positive, as it has proved to be a fertile field for studies and research, evolving very rapidly.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMILL, Daniel, DIAS-TRINDADE, Sara & MOREIRA, J. António (2019). Subsídios para a Educação a Distância como Campo Investigativo, Revista Educaonline, vol. 13, n.º 1, 79-98pt_PT
dc.identifier.issn1983-2664
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13348
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=1031pt_PT
dc.subjectEducação a distânciapt_PT
dc.subjectPesquisa em EaDpt_PT
dc.subjectProdução científicapt_PT
dc.subjectDistance educationpt_PT
dc.subjectResearch in distance educationpt_PT
dc.subjectScientific productionpt_PT
dc.titleSubsídios para a educação a distância como campo investigativopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRio de Janeiro, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage98pt_PT
oaire.citation.startPage79pt_PT
oaire.citation.titleRevista Educaonlinept_PT
person.familyNameMill
person.familyNameTrindade
person.familyNameMoreira
person.givenNameDaniel
person.givenNameSara Dias
person.givenNameJ. António
person.identifier.ciencia-idDE19-7C80-E6C7
person.identifier.ciencia-idC714-2907-EDFF
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0002-8336-3645
person.identifier.orcid0000-0002-5927-3957
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb840f3b9-5870-4b9d-9215-1c35536d167f
relation.isAuthorOfPublication6dfc5c08-5b41-4d8a-8467-eaa9f7fcd010
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
48.Artigo_1031-2222-1-SM.pdf
Size:
447.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: