datacite.subject.sdg | 03:Saúde de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | pt_PT |
dc.contributor.author | Ramos, Natália | |
dc.contributor.author | Lopes, Ana Cristina Duarte | |
dc.date.accessioned | 2021-11-22T12:13:10Z | |
dc.date.available | 2021-11-22T12:13:10Z | |
dc.date.issued | 2021-01 | |
dc.description.abstract | A globalização e a crescente multi/interculturalidade das sociedades, o avanço cada vez maior das tecnologias da informação e comunicação e o acesso constante a informação e a conteúdos digitais via Internet, associados ao aumento das interações social, intercultural e profissional de pessoas provenientes de culturas diversas, exigem a aquisição de novas competências académicas, profissionais, pedagógicas, tecnológicas, (inter)culturais e sociais. No primeiro triénio de 2020, o mundo foi confrontado com a pandemia da Covid-19, a qual exigiu medidas imediatas e originou desafios, mudanças, crises e tensões, com fortes impactos sociais, económicos, culturais, psicológicos e educacionais. Este problema global de saúde pública veio acentuar as já existentes desigualdades sociais, económicas, educativas e de saúde nas atuais sociedades abertas, interdependentes e transnacionais, agravando as condições socioeconómicas, sanitárias, educacionais e os riscos da população, sobretudo dos grupos mais vulneráveis, onde se incluem muitos indivíduos e famílias nacionais e migrantes, em situação de precariedade e exclusão social e cultural. Trouxe, sobretudo, grandes desafios à educação e às instituições educativas, colocando em destaque vulnerabilidades e potencialidades da comunidade educativa, das metodologias e práticas educacionais e docentes, da educação a distância, das atitudes dos estudantes e das dificuldades de acesso e domínio dos meios tecnológicos. Colocou igualmente em relevo a necessidade de formação ao nível das tecnologias de informação e comunicação, sobretudo dos professores, e de repensar novas políticas, metodologias e práxis educativas. O século XXI e, em particular, contextos complexos e adversos de educação, como os que vivemos atualmente, exigem políticas, pedagogias e metodologias abertas, dinâmicas e flexíveis, integrando a diversidade de contextos, de espaços e de culturas; o desenvolvimento de modelos pedagógicos inovadores, assentes em perspetivas interdisciplinares e novas tecnologias comunicacionais; e a implementação de mudanças metodológicas, conceptuais e tecnológicas. O contexto de pandemia e o seu impacto na educação poderão ser também analisados como uma oportunidade de reflexão, aprendizagem, mudança e evolução, sobretudo do ensino superior em Portugal, nomeadamente ao nível do ensino a distância, desenvolvendo modelos pedagógicos integrados e sustentáveis e que melhor se adaptem às realidades e objetivos das instituições educativas e promovam a qualidade, a inovação e a equidade. Poderemos ter um mundo mais rico e uma educação mais inclusiva, global e sustentável se instituições e professores estiverem mais capacitados para o desenvolvimento educacional, individual, grupal, social, (inter)cultural e tecnológico. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Ramos, Natália; Lopes, Ana Cristina (2021). Desafios da Educação a Distância em Tempos de Pandemia. In Oliveira, Albertina Lima; Schütz, Jenerton Arlan; Amaral, Marco Antônio Franco (Org). Vozes da Educação. Pesquisas e Escritas Contemporâneas. Volume 2. Cruz Alta: Editora Ilustração, p. 117-138. | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.46550/978-65-88362-63-1 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-65-88362-63-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/11397 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Editora Ilustração | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | www.editorailustracao.com.br | pt_PT |
dc.subject | Educação e Pandemia Covid-19 | pt_PT |
dc.subject | Pandemia Covid-19 | pt_PT |
dc.subject | Impactos da Covid-19 | pt_PT |
dc.subject | Ensino a distância | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia online | pt_PT |
dc.subject | Inclusão digital | pt_PT |
dc.subject | Equidade e Educação | pt_PT |
dc.subject | Formação docente | pt_PT |
dc.subject | Tecnologia e Globalização | pt_PT |
dc.subject | Sociedade multicultural | pt_PT |
dc.subject | Educação e Interculturalidade | pt_PT |
dc.subject | Universidade Aberta | pt_PT |
dc.subject | Resiliência | pt_PT |
dc.subject | Éducation et pandémie de Covid-19 | pt_PT |
dc.subject | Pandémie de covid-19 | pt_PT |
dc.subject | Impacts du Covid-19 | pt_PT |
dc.subject | Apprentissage à distance | pt_PT |
dc.subject | Pédagogie online | pt_PT |
dc.subject | Inclusion numérique | pt_PT |
dc.subject | Équité et éducation | pt_PT |
dc.subject | Formation des enseignants | pt_PT |
dc.subject | Technologie et mondialisation | pt_PT |
dc.subject | Société multiculturelle | pt_PT |
dc.subject | Éducation et interculturalité | pt_PT |
dc.subject | Université Aberta | pt_PT |
dc.subject | Résilience | pt_PT |
dc.subject | Education and the Covid-19 Pandemic | pt_PT |
dc.subject | Covid-19 Pandemic | pt_PT |
dc.subject | Impacts of Covid-19 | pt_PT |
dc.subject | Distance learning | pt_PT |
dc.subject | Online pedagogy | pt_PT |
dc.subject | Digital inclusion | pt_PT |
dc.subject | Equity and education | pt_PT |
dc.subject | Teacher training | pt_PT |
dc.subject | Technology and globalization | pt_PT |
dc.subject | Multicultural society | pt_PT |
dc.subject | Education and interculturality | pt_PT |
dc.subject | Open University | pt_PT |
dc.subject | Resilience | pt_PT |
dc.title | Desafios da educação a distância em tempos de pandemia | pt_PT |
dc.title.alternative | Les défis de l'enseignement à distance en temps de pandémie | pt_PT |
dc.title.alternative | Challenges of distance education in times of pandemic | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Cruz Alta, Brasil | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 138 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 117 | pt_PT |
oaire.citation.title | Vozes da educação. Pesquisas e escritas contemporâneas | pt_PT |
oaire.citation.volume | 2 | pt_PT |
person.familyName | Ramos | |
person.familyName | Lopes | |
person.givenName | Natália | |
person.givenName | Ana Cristina Duarte | |
person.identifier.ciencia-id | DA15-2790-33C3 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8448-1846 | |
person.identifier.orcid | 0009-0005-7253-2350 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56769281700 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 1b82562b-8ab7-400e-ad9d-2437fab4a256 | |
relation.isAuthorOfPublication | f626053a-fcbd-400a-8f2d-0c87fbc0ae5b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 1b82562b-8ab7-400e-ad9d-2437fab4a256 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Educação a Distância em Tempos de Pandemia NR ACL.pdf
- Size:
- 24.43 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format