Repository logo
 
Publication

Desafios da educação a distância em tempos de pandemia

datacite.subject.sdg03:Saúde de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorRamos, Natália
dc.contributor.authorLopes, Ana Cristina Duarte
dc.date.accessioned2021-11-22T12:13:10Z
dc.date.available2021-11-22T12:13:10Z
dc.date.issued2021-01
dc.description.abstractA globalização e a crescente multi/interculturalidade das sociedades, o avanço cada vez maior das tecnologias da informação e comunicação e o acesso constante a informação e a conteúdos digitais via Internet, associados ao aumento das interações social, intercultural e profissional de pessoas provenientes de culturas diversas, exigem a aquisição de novas competências académicas, profissionais, pedagógicas, tecnológicas, (inter)culturais e sociais. No primeiro triénio de 2020, o mundo foi confrontado com a pandemia da Covid-19, a qual exigiu medidas imediatas e originou desafios, mudanças, crises e tensões, com fortes impactos sociais, económicos, culturais, psicológicos e educacionais. Este problema global de saúde pública veio acentuar as já existentes desigualdades sociais, económicas, educativas e de saúde nas atuais sociedades abertas, interdependentes e transnacionais, agravando as condições socioeconómicas, sanitárias, educacionais e os riscos da população, sobretudo dos grupos mais vulneráveis, onde se incluem muitos indivíduos e famílias nacionais e migrantes, em situação de precariedade e exclusão social e cultural. Trouxe, sobretudo, grandes desafios à educação e às instituições educativas, colocando em destaque vulnerabilidades e potencialidades da comunidade educativa, das metodologias e práticas educacionais e docentes, da educação a distância, das atitudes dos estudantes e das dificuldades de acesso e domínio dos meios tecnológicos. Colocou igualmente em relevo a necessidade de formação ao nível das tecnologias de informação e comunicação, sobretudo dos professores, e de repensar novas políticas, metodologias e práxis educativas. O século XXI e, em particular, contextos complexos e adversos de educação, como os que vivemos atualmente, exigem políticas, pedagogias e metodologias abertas, dinâmicas e flexíveis, integrando a diversidade de contextos, de espaços e de culturas; o desenvolvimento de modelos pedagógicos inovadores, assentes em perspetivas interdisciplinares e novas tecnologias comunicacionais; e a implementação de mudanças metodológicas, conceptuais e tecnológicas. O contexto de pandemia e o seu impacto na educação poderão ser também analisados como uma oportunidade de reflexão, aprendizagem, mudança e evolução, sobretudo do ensino superior em Portugal, nomeadamente ao nível do ensino a distância, desenvolvendo modelos pedagógicos integrados e sustentáveis e que melhor se adaptem às realidades e objetivos das instituições educativas e promovam a qualidade, a inovação e a equidade. Poderemos ter um mundo mais rico e uma educação mais inclusiva, global e sustentável se instituições e professores estiverem mais capacitados para o desenvolvimento educacional, individual, grupal, social, (inter)cultural e tecnológico.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRamos, Natália; Lopes, Ana Cristina (2021). Desafios da Educação a Distância em Tempos de Pandemia. In Oliveira, Albertina Lima; Schütz, Jenerton Arlan; Amaral, Marco Antônio Franco (Org). Vozes da Educação. Pesquisas e Escritas Contemporâneas. Volume 2. Cruz Alta: Editora Ilustração, p. 117-138.pt_PT
dc.identifier.doi10.46550/978-65-88362-63-1pt_PT
dc.identifier.isbn978-65-88362-63-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11397
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEditora Ilustraçãopt_PT
dc.relation.publisherversionwww.editorailustracao.com.brpt_PT
dc.subjectEducação e Pandemia Covid-19pt_PT
dc.subjectPandemia Covid-19pt_PT
dc.subjectImpactos da Covid-19pt_PT
dc.subjectEnsino a distânciapt_PT
dc.subjectPedagogia onlinept_PT
dc.subjectInclusão digitalpt_PT
dc.subjectEquidade e Educaçãopt_PT
dc.subjectFormação docentept_PT
dc.subjectTecnologia e Globalizaçãopt_PT
dc.subjectSociedade multiculturalpt_PT
dc.subjectEducação e Interculturalidadept_PT
dc.subjectUniversidade Abertapt_PT
dc.subjectResiliênciapt_PT
dc.subjectÉducation et pandémie de Covid-19pt_PT
dc.subjectPandémie de covid-19pt_PT
dc.subjectImpacts du Covid-19pt_PT
dc.subjectApprentissage à distancept_PT
dc.subjectPédagogie onlinept_PT
dc.subjectInclusion numériquept_PT
dc.subjectÉquité et éducationpt_PT
dc.subjectFormation des enseignantspt_PT
dc.subjectTechnologie et mondialisationpt_PT
dc.subjectSociété multiculturellept_PT
dc.subjectÉducation et interculturalitépt_PT
dc.subjectUniversité Abertapt_PT
dc.subjectRésiliencept_PT
dc.subjectEducation and the Covid-19 Pandemicpt_PT
dc.subjectCovid-19 Pandemicpt_PT
dc.subjectImpacts of Covid-19pt_PT
dc.subjectDistance learningpt_PT
dc.subjectOnline pedagogypt_PT
dc.subjectDigital inclusionpt_PT
dc.subjectEquity and educationpt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectTechnology and globalizationpt_PT
dc.subjectMulticultural societypt_PT
dc.subjectEducation and interculturalitypt_PT
dc.subjectOpen Universitypt_PT
dc.subjectResiliencept_PT
dc.titleDesafios da educação a distância em tempos de pandemiapt_PT
dc.title.alternativeLes défis de l'enseignement à distance en temps de pandémiept_PT
dc.title.alternativeChallenges of distance education in times of pandemicpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCruz Alta, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage138pt_PT
oaire.citation.startPage117pt_PT
oaire.citation.titleVozes da educação. Pesquisas e escritas contemporâneaspt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameRamos
person.familyNameLopes
person.givenNameNatália
person.givenNameAna Cristina Duarte
person.identifier.ciencia-idDA15-2790-33C3
person.identifier.orcid0000-0002-8448-1846
person.identifier.orcid0009-0005-7253-2350
person.identifier.scopus-author-id56769281700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication1b82562b-8ab7-400e-ad9d-2437fab4a256
relation.isAuthorOfPublicationf626053a-fcbd-400a-8f2d-0c87fbc0ae5b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1b82562b-8ab7-400e-ad9d-2437fab4a256

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Educação a Distância em Tempos de Pandemia NR ACL.pdf
Size:
24.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format