Repository logo
 
Publication

Literacia digital e bibliotecas escolares: um estudo de caso

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg05:Igualdade de Géneropt_PT
datacite.subject.sdg08:Trabalho Digno e Crescimento Económicopt_PT
datacite.subject.sdg17:Parcerias para a Implementação dos Objetivospt_PT
dc.contributor.authorGonçalves, Pedro Miguel
dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.date.accessioned2022-02-25T09:47:27Z
dc.date.available2022-02-25T09:47:27Z
dc.date.issued2022-02-09
dc.descriptionTrabalho realizado no âmbito de dissertação do Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância, e inscrito em investigação do LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning - Universidade Aberta.pt_PT
dc.description.abstractA literacia digital tem sido objeto de vários estudos e, com a pandemia, alcança uma outra dimensão e pertinência. Mas, qual o tempo e o espaço que a literacia digital assume no contexto da biblioteca escolar? Motivados por esta questão de partida, pretendemos analisar conceções e práticas de professores bibliotecários em torno da literacia digital e de competências digitais que lhe são/estão associadas. Para o efeito, recorreremos, metodologicamente, ao estudo de caso, suportado em procedimentos de análise documental, nomeadamente de documentos estruturantes das bibliotecas escolares, e que orientam as suas atividades, bem como ao inquérito por entrevista, a professores bibliotecários, e ainda à análise de conteúdo. Teoricamente, suportamos a nossa investigação, que pretendemos apresentar, em referências e referenciais, nacionais e internacionais, com enfoque na própria noção de literacia digital, que, sendo atualmente predominante, cada vez mais se torna plural, como, aliás, atesta a designação literacias digitais, por traduzir uma multiplicidade de saberes, aptidões e atitudes, e ao integrar literacias prévias – a literacia da informação e a literacia mediática. Mais especificamente, revisitam-se os fundamentos e os princípios, ou, dito de outro modo, os territórios e as fronteiras entre as três (novas) literacias, considerando as respetivas definições, dimensões básicas das competências relacionadas, práticas regulares, e articulação com as competências do professor bibliotecário. Assim, com o nosso estudo, será possível identificar consonâncias e dissonâncias entre a ação da biblioteca escolar e as teorias que a enquadram, sobretudo no que concerne à literacia digital, entendida, numa alusão ao recente Quadro estratégico (2021-2027) do Programa Rede de Bibliotecas Escolares, como uma literacia presente para o futuro.pt_PT
dc.description.abstractDigital literacy has been the subject of several studies and, with the pandemic, it reaches yet another dimension and relevance. But what is the time and space that digital literacy assumes in the context of the school library? Motivated by this question, we intend to analyze the conceptions and practices of school librarian teachers on digital literacy, and digital skills that are associated with it. For this purpose, we will methodologically resort to the case study, supported by document analysis procedures, namely of structuring documents of school libraries, which guide their activities, as well as to the interview survey, to school librarian teachers, and also to the content analysis. Theoretically, we support our research, in national and international references that we present, focusing on the very notion of digital literacy, which, being currently predominant, increasingly becomes plural. In other words, the principles of the three (new) literacies are revisited, considering their respective definitions, basic dimensions of related competences, regular practices, and articulation with the skills of the school librarian teacher. Thus, with our study, it will be possible to identify convergences and divergences between the action of the school library and the theories that frame it, especially with regard to digital literacy, understood, in an allusion to the recent Strategic Framework (2021-2027) of the Portuguese School Libraries Network, as a present literacy for the future.pt_PT
dc.description.sponsorshipFinanciado por Fundos Nacionais através da FCT, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11778
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationDistance Education and Elearning Laboratory
dc.relationDistance Education and Elearning Laboratory
dc.subjectLiteracias digitaispt_PT
dc.subjectBiblioteca escolarpt_PT
dc.subjectPerfil do professor-bibliotecáriopt_PT
dc.subjectCompetências digitaispt_PT
dc.subjectDigital competenciespt_PT
dc.subjectSchool librarypt_PT
dc.subjectSchool librarian teacherpt_PT
dc.subjectDigital literaciespt_PT
dc.subjectDigCompEdupt_PT
dc.subjectCOVID-19pt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectICTpt_PT
dc.titleLiteracia digital e bibliotecas escolares: um estudo de casopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleDistance Education and Elearning Laboratory
oaire.awardTitleDistance Education and Elearning Laboratory
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04372%2F2020/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F04372%2F2020/PT
oaire.citation.titleXXIX Colóquio AFIRSE Portugal 2022. A educação e os desafios da sociedade contemporânea: contributos da investigaçãopt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameGon
person.familyNameCardoso
person.givenNamePedro Miguel
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.orcid0000-0001-9738-6955
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.scopus-author-id57086240100
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication905b972d-ccdc-46ba-97aa-e59770631ca6
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isProjectOfPublication2903efde-d8af-4eb5-8244-1aae69467bca
relation.isProjectOfPublication42c58128-ac48-4fb2-bb48-c5b5d6faa031
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery42c58128-ac48-4fb2-bb48-c5b5d6faa031

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
126_ AFIRSE2022_PMG-TMLC.pdf
Size:
658.95 KB
Format:
Unknown data format
Description:
Apresentação PPT