Repository logo
 
Publication

Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robótica

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorSouza, Elizabeth
dc.contributor.authorAmante, Lúcia
dc.contributor.authorMendes, António Quintas
dc.date.accessioned2020-06-16T10:51:56Z
dc.date.available2020-06-16T10:51:56Z
dc.date.issued2020-04
dc.description.abstractEste artigo apresenta o desenho de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) criado no âmbito de uma experiência de formação dirigida a professores e educadores de infância, sobre pensamento computacional, programação e robótica no ensino básico e pré-escolar, bem como a sua avaliação após a formação realizada. Esta formação foi conduzida no âmbito do Projeto KML II - Laboratório de tecnologias e aprendizagem de programação e robótica para pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico (1º CEB). A formação foi desenvolvida em formato blended learning, contemplando sessões presenciais e a distância Os referenciais teóricos que sustentam este trabalho têm a sua origem nos estudos sobre educação a distância (EaD), nomeadamente nos desenvolvimentos proporcionados pela designada 3ª geração de EaD em que a comunicação online veio permitir a emergência de novos cenários pedagógicos dando lugar a novas modalidades de formação quer totalmente online, quer em formato blended learning. O questionário de avaliação da formação procurou ir ao encontro dos pontos-chave que determinaram a organização do curso e teve como objetivos verificar o nível de satisfação e a opinião dos formandos, bem como recolher informações que pudessem contribuir para a conceção de um curso em formato MOOC sobre a temática. O questionário foi desenhado considerando diversas dimensões da formação mas no presente artigo focamo-nos especialmente nas dimensões relacionadas com a avaliação da formação na sua componente a distância, designadamente no que respeita ao AVA.pt_PT
dc.description.abstractThis article presents the design of a Virtual Learning Environment (VLE) created as part of a training experience directed to teachers and kindergarten teachers, about computational thinking, programming and robotics in basic and preschool education, as well as its evaluation after the training. This training was conducted within the scope of Project KML II - Laboratory of technologies and learning of programming and robotics for preschool and first cycle of primary education (1st CEB). The training was developed in blended learning format, including classroom and distance sessions. The theoretical frameworks that support this work have their origin in studies on distance education (DE), namely in the developments provided by the designated 3rd generation of DE in which online communication approach has enabled the emergence of new pedagogical scenarios, giving rise to new forms of training, either entirely online or in blended learning format. The training evaluation questionnaire sought to meet the key points that determined the organization of the course and aimed to verify the level of satisfaction and opinion of the participants, as well as gather information that could contribute to the design of a course in MOOC format on the topic. The questionnaire was designed considering various dimensions of training, but in this text we focus in particular on aspects of dimensions related to the evaluation of training in its distance component, namely with regard to VLE.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSouza, Elizabeth; Amante, Lúcia; Mendes, António Quintas - Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robótica. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 1 (março/abril 2020), p. 131-150pt_PT
dc.identifier.doi10.34627/re@d_le@d.v3i1.190pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9782
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/21957pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectBlended-learningpt_PT
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_PT
dc.subjectEducação a distânciapt_PT
dc.subjectAprendizagem onlinept_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectVirtual learning environmentpt_PT
dc.subjectDistance educationpt_PT
dc.subjectOnline learningpt_PT
dc.titleDesenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robóticapt_PT
dc.title.alternativeDesign and evaluation of a b-learning course for teachers and educators training on computational thinking, programming and roboticspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage150pt_PT
oaire.citation.startPage131pt_PT
oaire.citation.titleRE@D – Revista de Educação a Distância e eLearningpt_PT
person.familyNameBatista de Souza
person.familyNameAmante
person.familyNameMendes
person.givenNameElizabeth
person.givenNameLúcia
person.givenNameAntónio Quintas
person.identifierhttps://scholar.google.pt/citations?user=66NLfKEAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id2F1F-7C37-99B0
person.identifier.ciencia-id4511-5D40-4988
person.identifier.ciencia-id9F16-7B7D-9270
person.identifier.orcid0000-0003-0723-5729
person.identifier.orcid0000-0003-3210-7980
person.identifier.orcid0000-0003-1086-2600
person.identifier.scopus-author-id56560249400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf56909d5-e3e3-477f-ac21-bf1e898d4304
relation.isAuthorOfPublication13ba6718-93b5-4bb7-973c-7c38ded6b9e7
relation.isAuthorOfPublication45568488-e45a-48d7-bfaa-fa4296d52922
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery45568488-e45a-48d7-bfaa-fa4296d52922

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
READ_p.131-150.pdf
Size:
1.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format