Repository logo
 
Publication

Impacto da avaliação externa de escolas na melhoria do processo de autoavaliação: estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdades
dc.contributor.authorCosta, Luís
dc.contributor.authorAbelha, Marta
dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.date.accessioned2025-10-01T14:50:11Z
dc.date.available2025-10-01T14:50:11Z
dc.date.issued2025
dc.description.abstractEm Portugal, o referencial de Avaliação Externa de Escolas remete para a articulação com os processos de Autoavaliação das Escolas. Assim, a presente investigação pretendeu analisar se a atividade de Avaliação Externa teve impacto no processo de Autoavaliação e se promoveu melhorias organizacionais e educativas num Agrupamento de Escolas. Apresentam-se dados de um estudo de caso, tendo sido realizada numa primeira fase, a análise de documentos internos do agrupamento, seguindo-se a aplicação de um inquérito por questionário a professores da educação pré-escolar ao ensino secundário e, por último, a realização de entrevistas semiestruturadas a agentes relevantes. Os resultados evidenciam que a Avaliação Externa de Escolas funcionou como catalisadora de mudança, tendo contribuído para a consolidação de práticas de autoavaliação mais sistemáticas, para o reforço da liderança distribuída, para a criação de novos mecanismos de comunicação interna e para uma maior articulação entre equipas pedagógicas. Foi também identificado um impacto positivo na flexibilização curricular, no trabalho colaborativo entre docentes e na apropriação do plano de melhoria por parte da comunidade educativa. Conclui-se que a Avaliação Externa de Escolas teve um papel relevante na dinamização da autoavaliação e no desenvolvimento organizacional da escola, configurando-se como uma oportunidade para a construção de uma cultura de melhoria contínua.por
dc.description.abstractIn Portugal, the framework for the external evaluation of schools refers to the articulation with the school self-evaluation processes. This research aimed to analyse whether the external evaluation activity had an impact on the self-evaluation process and whether it promoted organisational and pedagogical improvements in a group of schools. Data from a case study are presented. The first stage was an analysis of the grouping's internal documents, followed by a questionnaire survey of teachers from pre-school to secondary level, and finally semistructured interviews with relevant actors. The results indicate that the ESA has promoted the development and consolidation of the self-evaluation process, as well as organisational and pedagogical improvement. The results show that the External School Evaluation acted as a catalyst for change, contributing to the consolidation of more systematic self-evaluation practices, the strengthening of distributed leadership, the creation of new internal communication mechanisms, and greater coordination among pedagogical teams. A positive impact was also identified in terms of curricular flexibility, collaborative work among teachers, and the appropriation of the improvement plan by the educational community. It is concluded that the External School Evaluation played a significant role in energising selfevaluation and in the organisational development of the school, representing an opportunity to build a culture of continuous improvement.eng
dc.identifier.citationCosta, L., Henriques, S., Abelha, M. (2025). Impacto da Avaliação Externa de Escolas na melhoria do processo de Autoavaliação – estudo de caso, Revista Meta: Avaliação, 17(56), 339-359
dc.identifier.doi10.22347/2175-2753v17i56.5020
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/20294
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherFundação CESGRANRIO
dc.relation.hasversionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/5020
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectAvaliação externa de escolas
dc.subjectautoavaliação de escolas
dc.subjectqualidade educativa
dc.subjectdesenvolvimento das organizações escolares.
dc.subjectSchool external evaluation
dc.subjectSchool self-evaluation
dc.subjectEducational quality
dc.subjectDevelopment of scholar organisations
dc.titleImpacto da avaliação externa de escolas na melhoria do processo de autoavaliação: estudo de casopor
dc.title.alternativeImpact of external school evaluation on improving the self-evaluation process: case studyeng
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage359
oaire.citation.issue56
oaire.citation.startPage339
oaire.citation.titleRevista Meta: Avaliação
oaire.citation.volume17
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameCosta
person.familyNameAbelha
person.familyNameHenriques
person.givenNameLuís
person.givenNameMarta
person.givenNameSusana
person.identifierH-1160-2016
person.identifier1730761
person.identifier.ciencia-id7E1E-4858-F863
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.ciencia-id6411-F538-EA4A
person.identifier.orcid0000-0003-3758-9050
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.orcid0000-0002-7506-1401
person.identifier.scopus-author-id35772219700
person.identifier.scopus-author-id54420026300
relation.isAuthorOfPublication56c33af6-3767-449d-81bf-5165ed399c03
relation.isAuthorOfPublication86f42f05-2f8e-45b8-a4df-886ed652f9e6
relation.isAuthorOfPublication7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery56c33af6-3767-449d-81bf-5165ed399c03

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2025_Impacto da Avaliação Externa de Escolas na melhoria do processo de autoavaliação.pdf
Size:
392.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: