Publication
Liderança educacional : impactos da avaliação externa de escolas
dc.contributor.author | Morgado, José Carlos | |
dc.contributor.author | Seabra, Filipa | |
dc.date.accessioned | 2014-04-04T16:22:28Z | |
dc.date.available | 2014-04-04T16:22:28Z | |
dc.date.issued | 2014-03 | |
dc.description.abstract | A presente comunicação dá conta de resultados parciais de um projeto de investigação em curso, financiado pela Fundação para a ciência e a Tecnologia (PTDC/CPE-CED/116674/2010), Impacto e Efeitos da Avaliação Externa das Escolas do Ensino Não Superior, o qual pretende identificar os efeitos produzidos pela Avaliação Externa de escolas (AEE) no primeiro ciclo de implementação. Este projeto, que integra várias universidades do País, tem analisado os efeitos e os impactos da AEE ao nível nacional. Os integram-se numa base de dados que reúne o conhecimento produzido sobre AEE em Portugal. Num contexto em que, por um lado, se tem vindo a dar maior relevo à autonomia das escolas e, por outro, à prestação de contas e à sua responsabilização perante a sociedade (accountability) (Seabra, Morgado, & Pacheco, 2012), a avaliação externa das escolas do ensino não superior, tem sido idealizada e concretizada como um mecanismo capaz de dar resposta a esses propósitos. Em Portugal, esse processo teve início em 2006 (CNE, 2010), constituindo-se como um instrumento de regulação política, institucional e pedagógica. Nesta comunicação, focalizamos, em particular, os impactos da Avaliação Externa de Escolas ao nível da Liderança, que é desde a génese da AEE em Portugal um dos domínios alvo de avaliação (IGE, 2009). No segundo ciclo de AEE, iniciado em 2011, o referencial de AEE foi sujeito a uma reavaliação e alteração, passando os domínios da Liderança e da Gestão a estar reunidos num só, dividido nos campos de análise «Liderança», «Gestão» e «Autoavaliação e melhoria», ao mesmo tempo que os objetivos enunciados para este processo reforçaram a dimensão de prestação de contas e do impacto das práticas sobre os resultados dos alunos. No primeiro ciclo da AEE foram encontradas correlações positivas entre a avaliação do domínio Liderança e a do domínio Autorregulação e Melhoria, o que realça o papel central da liderança como elemento fundamental para influenciar os processos avaliativos e, em última análise, a capacidade de melhoria da própria escola (Rocha, 2012). Partindo de um corpus de 96 relatórios de AEE, correspondentes a 40% de todos os relatórios das escolas que, no momento da recolha, já haviam sido avaliadas quer no 1.º, quer no 2.º ciclo de avaliação e procedendo a uma análise de conteúdo apoiada pelo programa N-Vivo10, analisámos os pontos fracos e áreas de melhoria identificadas em ambos os ciclos, concernentes às categorias Liderança e Gestão, apontando os sentidos de mudança verificados. Constatámos evoluções nos enfoques apresentados, indicando tendências de melhoria neste âmbito, designadamente no sentido de uma liderança mais estratégica, aberta à participação, partilhada e conducente à criação de um sentido de identidade e pertença. Verificámos ainda uma tendência de apreciação mais positiva das dimensões relacionadas com a Liderança, comparativamente àquelas que se relacionam com a Gestão. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para Ciência e a Tecnologia | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8471-14-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/3052 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas | por |
dc.relation | Impact and effects of external evaluation on non-higher education schools | |
dc.subject | Avaliação externa de escolas | por |
dc.subject | Liderança | por |
dc.title | Liderança educacional : impactos da avaliação externa de escolas | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Impact and effects of external evaluation on non-higher education schools | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/PTDC%2FCPE-CED%2F116674%2F2010/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | por |
oaire.citation.endPage | 67 | por |
oaire.citation.startPage | 66 | por |
oaire.citation.title | Observatórios na esquina entre investigação e práticas. I seminário internacional de Observatórios de Educação e Formação - Livro de resumos | por |
oaire.fundingStream | 5876-PPCDTI | |
person.familyName | Morgado | |
person.familyName | Seabra | |
person.givenName | José Carlos | |
person.givenName | Filipa | |
person.identifier | YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier.ciencia-id | 991A-6004-246D | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1216-2264 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1690-9502 | |
person.identifier.scopus-author-id | 36005304600 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57210809988 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | 97e9db98-e7b7-485d-8d0e-2ac80d30b10e | |
relation.isAuthorOfPublication | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
relation.isProjectOfPublication | 53939bfa-583a-49c4-afcc-c5e7a59982ea | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 53939bfa-583a-49c4-afcc-c5e7a59982ea |