Repository logo
 
Publication

Liderança educacional : impactos da avaliação externa de escolas

dc.contributor.authorMorgado, José Carlos
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.date.accessioned2014-04-04T16:22:28Z
dc.date.available2014-04-04T16:22:28Z
dc.date.issued2014-03
dc.description.abstractA presente comunicação dá conta de resultados parciais de um projeto de investigação em curso, financiado pela Fundação para a ciência e a Tecnologia (PTDC/CPE-CED/116674/2010), Impacto e Efeitos da Avaliação Externa das Escolas do Ensino Não Superior, o qual pretende identificar os efeitos produzidos pela Avaliação Externa de escolas (AEE) no primeiro ciclo de implementação. Este projeto, que integra várias universidades do País, tem analisado os efeitos e os impactos da AEE ao nível nacional. Os integram-se numa base de dados que reúne o conhecimento produzido sobre AEE em Portugal. Num contexto em que, por um lado, se tem vindo a dar maior relevo à autonomia das escolas e, por outro, à prestação de contas e à sua responsabilização perante a sociedade (accountability) (Seabra, Morgado, & Pacheco, 2012), a avaliação externa das escolas do ensino não superior, tem sido idealizada e concretizada como um mecanismo capaz de dar resposta a esses propósitos. Em Portugal, esse processo teve início em 2006 (CNE, 2010), constituindo-se como um instrumento de regulação política, institucional e pedagógica. Nesta comunicação, focalizamos, em particular, os impactos da Avaliação Externa de Escolas ao nível da Liderança, que é desde a génese da AEE em Portugal um dos domínios alvo de avaliação (IGE, 2009). No segundo ciclo de AEE, iniciado em 2011, o referencial de AEE foi sujeito a uma reavaliação e alteração, passando os domínios da Liderança e da Gestão a estar reunidos num só, dividido nos campos de análise «Liderança», «Gestão» e «Autoavaliação e melhoria», ao mesmo tempo que os objetivos enunciados para este processo reforçaram a dimensão de prestação de contas e do impacto das práticas sobre os resultados dos alunos. No primeiro ciclo da AEE foram encontradas correlações positivas entre a avaliação do domínio Liderança e a do domínio Autorregulação e Melhoria, o que realça o papel central da liderança como elemento fundamental para influenciar os processos avaliativos e, em última análise, a capacidade de melhoria da própria escola (Rocha, 2012). Partindo de um corpus de 96 relatórios de AEE, correspondentes a 40% de todos os relatórios das escolas que, no momento da recolha, já haviam sido avaliadas quer no 1.º, quer no 2.º ciclo de avaliação e procedendo a uma análise de conteúdo apoiada pelo programa N-Vivo10, analisámos os pontos fracos e áreas de melhoria identificadas em ambos os ciclos, concernentes às categorias Liderança e Gestão, apontando os sentidos de mudança verificados. Constatámos evoluções nos enfoques apresentados, indicando tendências de melhoria neste âmbito, designadamente no sentido de uma liderança mais estratégica, aberta à participação, partilhada e conducente à criação de um sentido de identidade e pertença. Verificámos ainda uma tendência de apreciação mais positiva das dimensões relacionadas com a Liderança, comparativamente àquelas que se relacionam com a Gestão.por
dc.description.sponsorshipFundação para Ciência e a Tecnologiapor
dc.identifier.isbn978-989-8471-14-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3052
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherCIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativaspor
dc.relationImpact and effects of external evaluation on non-higher education schools
dc.subjectAvaliação externa de escolaspor
dc.subjectLiderançapor
dc.titleLiderança educacional : impactos da avaliação externa de escolaspor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleImpact and effects of external evaluation on non-higher education schools
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/PTDC%2FCPE-CED%2F116674%2F2010/PT
oaire.citation.conferencePlacePortopor
oaire.citation.endPage67por
oaire.citation.startPage66por
oaire.citation.titleObservatórios na esquina entre investigação e práticas. I seminário internacional de Observatórios de Educação e Formação - Livro de resumospor
oaire.fundingStream5876-PPCDTI
person.familyNameMorgado
person.familyNameSeabra
person.givenNameJosé Carlos
person.givenNameFilipa
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.orcid0000-0002-1216-2264
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.scopus-author-id36005304600
person.identifier.scopus-author-id57210809988
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication97e9db98-e7b7-485d-8d0e-2ac80d30b10e
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isProjectOfPublication53939bfa-583a-49c4-afcc-c5e7a59982ea
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery53939bfa-583a-49c4-afcc-c5e7a59982ea

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
AEE_JCM_FS_Extended (Revisto).pdf
Size:
252.79 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: