Repository logo
 
Publication

O método cartográfico na/com a formação na cibercultura

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorCarvalho, Felipe da Silva Ponte de
dc.contributor.authorPocahy, Fernando
dc.date.accessioned2020-06-16T11:12:55Z
dc.date.available2020-06-16T11:12:55Z
dc.date.issued2020-04
dc.description.abstractO presente artigo problematiza a formação docente, a partir de experimentações cartográficas, sobretudo em nossa sociedade contemporânea marcada pelo digital em rede, denominada de cibercultura. Para isso, mergulhamos nas ideias de Deleuze, Guattari, Rolnik, Foucault entre outros e a partir dessas ideias, traçamos articulações cartográficas de metodologizações e movimentações ética-estética-políticas com os estudantes da disciplina de Educação do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Os principais efeitos desta experimentação no cotidiano da pesquisa, reafirmam que o método cartográfico é um método processual, analítico- crítico e que é produzido no ato de pesquisar com o outro e não sobre o outro; a formação de si enquanto cartógrafo ocorre em distintas e singulares formas de composição de territórios existenciais, produzidas com o mundo e no caminhar da pesquisa; cartografar é um gesto político, epistemológico, reflexivo e crítico, no qual conduz o/a pesquisador/a a tomadas de posição e análises aprofundadas da complexidade de seu tempo.
dc.description.abstractThis article presents a cartographic research on cyberculture practices carried out in the context of a teacher training discipline. The theoretical framework of this research is based on Deleuze, Guattari, Rolnik, Foucault, among others. Based on the work of these authors, we articulated the cartographic method with Foucault's ethical- aesthetic-political ideas to conduct research with students of the "Aesthetic Education" discipline of the Pedagogy course at a public Brazilian university. From this experience of cartographic research, we highlight that cartography is a critical-analytical method whose research procedures can be collaboratively redesigned with the research participants at each step taken by the researcher; the researcher learns to do cartographic research by conducting it in distinct and singular existential territories. We also emphasize that cartography is a political, epistemological, reflective, critical and non-neutral practice, which leads the researcher to carry out in-depth analyzes of the complexity of contemporary society.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCarvalho, Felipe da Silva Ponte de; Pocahy, Fernando - O método cartográfico na/com a formação na cibercultura. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 1 (março/abril 2020), p. 62-77pt_PT
dc.identifier.doi10.34627/re@d_le@d.v3i1.205pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9786
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/21899
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPesquisa cartográficapt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectCiberculturapt_PT
dc.subjectCartographic researchpt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectCyberculturept_PT
dc.titleO método cartográfico na/com a formação na ciberculturapt_PT
dc.title.alternativeThe cartographic method in / with training in cyberculturept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage77pt_PT
oaire.citation.startPage62pt_PT
oaire.citation.titleRE@D – Revista de Educação a Distância e eLearningpt_PT
person.familyNameCarvalho
person.givenNameFelipe
person.identifier.orcid0000-0001-7398-6171
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication06e2c7cd-ce5f-4185-9ebe-e2a4f8cb3b07
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery06e2c7cd-ce5f-4185-9ebe-e2a4f8cb3b07

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
READ_p.62-77.pdf
Size:
650.43 KB
Format:
Adobe Portable Document Format