Repository logo
 
Publication

A avaliação da integração de um tutor virtual em cursos a distância

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
dc.contributor.advisorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.contributor.authorGuerreiro, Anibal
dc.date.accessioned2021-03-04T09:09:31Z
dc.date.available2021-03-04T09:09:31Z
dc.date.issued2021-01-15
dc.date.submitted2021-03-03
dc.description.abstractA evolução tecnológica tem contribuído significativamente para mudanças relevantes em quase todas as dimensões da nossa sociedade, nomeadamente na educação e, consequentemente, na Educação a Distância (EaD). Associando as potencialidades das tecnologias disponíveis, à necessidade dos estudantes e à indispensabilidade das instituições automatizarem alguns processos passíveis de serem automatizados, justifica-se a criação de um Tutor Virtual que execute algumas funções que contribuam para as situações de aprendizagem dos estudantes. Desta forma, a presente investigação teve como finalidade analisar a integração de um Tutor Virtual em algumas Unidades Curriculares dos Cursos da Universidade Aberta, nas áreas de Ciências Naturais, Ciências Computacionais e Ciências Sociais, como complemento de Tutores Humanos. A integração de um Tutor Virtual, baseado em Agentes Virtuais Encapsulados (AVE), nos ambientes de Gestão de Sistemas de Aprendizagem (LMS), assentes na integração de interfaces antropomórficas, cujas aparências e características são tão realistas e credíveis e sem piorar o seu desempenho, faz com que este tipo de agentes sejam interlocutores para complementar os tutores humanos em ambientes reais de aprendizagem. A metodologia foi um estudo de caso e os instrumentos de recolha de dados foram: documentação do projeto, inquéritos por questionário (aos alunos participantes) e entrevistas semiestruturada (aos gestores/professores envolvidos no projeto). Em relação aos resultados, é de referir que o uso dos agentes encapsulados motivou e facilitou o processo de comunicação entre os estudantes e o Tutor, para além disso, proporcionou um acesso mais rápido aos conteúdos das UC.pt_PT
dc.description.abstractThe Technological evolution has significantly contributed to relevant changes in almost every dimension of our society, namely in education and, consequently, in Distance Education. Combining the potential of available technologies with the student’s needs and the indispensability of institutions to automate some processes that can be automated, the creation of a Virtual Tutor that performs some functions that contribute to students' learning situations. Thus, the present investigation aimed to analyze the impact of the introduction of Virtual Tutor in some Course Units of the Open University Courses, in the areas of Natural Sciences, Computational Sciences and Social Sciences, as a complement to Human Tutors. The integration of a Virtual Tutor, based on Encapsulated Virtual Agents, in Learning Systems Management (LMS) environments, supported with the integration of anthropomorphic interfaces, whose appearances and characteristics are so realistic and credible and without worsening their performance, makes this type of agents, interlocutors to complement human tutors in real learning environments. The methodology was a case study and the data collection instruments were: project documentation, questionnaire surveys (to the participating students) and semi-structured interviews (to the managers / teachers involved in the project). Regarding the results, it should be noted that the use of encapsulated agents motivated and facilitated the communication process between students and the Tutor, in addition, it provided faster access to the contents of the UCpt_PT
dc.description.sponsorshipA investigação realizada no âmbito desta Tese de Doutoramento está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento – Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Projeto Virtual Tutoring PTDC/IVC-PEC/3963/2014).pt_PT
dc.identifier.citationGuerreiro, Aníbal - A avaliação da integração de um tutor virtual em cursos a distância [Em linha]. Lisboa: [s.n.], 2021. 202 p.
dc.identifier.tid101631855pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10533
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTutorspt_PT
dc.subjectTutoria virtualpt_PT
dc.subjectAvatarespt_PT
dc.subjectAgentes virtuais encapsuladospt_PT
dc.subjectEmbodied conversational agentespt_PT
dc.subjectEducação a distânciapt_PT
dc.subjectVirtual tutorspt_PT
dc.subjectVirtual encapsulated agentspt_PT
dc.subjectEmbodied conversational agentspt_PT
dc.subjectAvatarspt_PT
dc.subjectDistance educationpt_PT
dc.titleA avaliação da integração de um tutor virtual em cursos a distânciapt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FIVC-PEC%2F3963%2F2014/PT
oaire.fundingStream3599-PPCDT
person.familyNameGuerreiro
person.givenNameAnibal
person.identifier.orcid0000-0001-6512-6788
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication73d3f7f9-4e3f-4b63-8e6c-f68078222aca
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery73d3f7f9-4e3f-4b63-8e6c-f68078222aca
relation.isProjectOfPublication2edd2673-7bb4-446e-b867-8a15756a3501
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery2edd2673-7bb4-446e-b867-8a15756a3501
thesis.degree.nameTese de Doutoramento em Educação na especialidade de Educação a Distância e Elearning apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TD_AnibalGuerreiro.pdf
Size:
3.8 MB
Format:
Adobe Portable Document Format