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Authors
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Abstract(s)
No âmbito do enquadramento teórico da Linguística Cognitiva, pretende discutir-se a noção de competência metafórica (Aleshtar & Dowlatabadi 2014: 1895; cf. Batoréo 2015, 2018, 2019), no contexto específico da aquisição e aprendizagem do Português como Língua Não-Materna (PLNM). Na sequência dos estudos desenvolvidos por Gibbs (1994), defende-se que quem aprende uma língua nova deve fazê-lo de um modo conceptualmente adequado, adquirindo consciência metafórica, se o objectivo é comunicar com os outros, usando linguagem figurada, tal como acontece no dia-a-dia dos falantes nativos. Aprender como este processo se desenvolve num idioma diferente da nossa língua materna obriga o falante não-nativo a reestruturar-se conceptualmente (Yu 2007) e garante um processo cognitivamente mais motivado (cf. Boers 2001, Boers et al. 2004, 2007), tendo como objectivo comunicar de um modo figurado na língua não-nativa.
No âmbito da Psicolinguística em que se inclui, para além da Compreensão e Produção da Linguagem, a área da Aquisição da mesma, defende-se que a investigação na área não se pode limitar apenas ao estudo restrito dos aspectos estruturais da língua nova, mas deve, antes, abranger a interacção entre as componentes do trinómio Cognição – Linguagem – Cultura. Esta interacção implica incorporação (embodiment), ou seja a conceptualização do mundo que é feita através do nosso corpo, assim como das experiências corporais e actividades efectuadas pelo Homem, mediadas pela cultura em que esta experiência se enquadra, dando, deste modo, origem à incorporação física e cultural. Como as culturas diferem entre si, as emoções e/ ou os valores podem ser conceptualizados em função da localização em partes de corpo distintas (cf. Yu 2003, 2007, 2009; Batoréo 2017a, 2017b, 2018, 2019), obrigando o falante não-nativo a reestruturar-se conceptualmente. Além das competências linguísticas de carácter estrutural estudadas tradicionalmente - tais como a competência fonológica, morfológica, sintáctica ou lexical -, a competência metafórica surge, deste modo, como uma competência indispensável para um desempenho fluente no âmbito do PLNM.
Description
Primeiro ciclo de conferências/ 1st Cycle of Lectures on Cognitive Linguistics: Research and Trends, do Grupo de Pesquisa sobre Linguagem e Pensamento/ Cognição e Linguística – GELP-COLIN, Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal do Maranhão - http://www.gelp-colin.ufc.br/ (em colaboração com VII International Conference on Metaphor in Language and Thought - VII CIMLP).
Keywords
Linguística Psicolinguística Aquisição da linguagem Linguagem e Cognição Linguística cognitiva Competências linguísticas do falante não-nativo Competência metafórica Português língua não-materna
Citation
Batoréo, Hanna (2020b). Competência metafórica em Português Língua Não-Materna: Reestruturação e adequação conceptuais do falante não-nativo. Conferência apresentada on-line a convite, no âmbito do Primeiro ciclo de conferências/ 1st Cycle of Lectures on Cognitive Linguistics: Research and Trends, do Grupo de Pesquisa sobre Linguagem e Pensamento/ Cognição e Linguística – GELP-COLIN, Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal do Maranhão http://www.gelp-colin.ufc.br/ (em colaboração com VII International Conference on Metaphor in Language and Thought - VII CIMLP). Apresentada a 6 de Agosto de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=__h1UcM5EFs. Duração: 2:25:07.